Blog do Nassif

Folks Pub apresenta seu novo sócio: o cantor Thiago Brava. Vem ver!

04 out 2021 às 17:16

O Folks Pub, primeira rede de franquias de pub sertanejo do Brasil, oficializou, na última semana, em São Paulo, o ingresso do cantor e compositor de sertanejo universitário Thiago Brava como novo sócio e co-diretor de expansão da marca. O anúncio foi feito em um evento para cerca de 100 convidados, na unidade do Folks Pub na capital paulista, no Itaim Bibi.

 

Autor do hit “Dona Maria”, gravado em parceria com Jorge, da dupla Jorge e Mateus, com mais de 395 milhões de views e que ficou por meses entre as músicas mais tocadas nas rádios e serviços de streaming do Brasil, Thiago de Morais Ramos – nome de batismo – é, aos 35 anos, um relevante influenciador digital – tem 2,2 milhões de seguidores no Instagram, outros 2,1 milhões no YouTube, entre outros números expressivos.

 

O ingresso de Thiago Brava no quadro de sócios do Folks Pub segue uma trilha adotada recentemente por outras marcas, que passaram a contar com celebridades atuando não apenas como garotos-propaganda, mas envolvendo-se na criação de estratégias e na gestão das empresas:  Anitta,  que chegou ao conselho de administração do Nubank; Marina Ruy Barbosa, co-diretora de coleções de joias da Vivara; a cantora Iza, diretora criativa da marca de calçados esportivos Olympikus, são alguns exemplos. 



Fundado em junho de 2014, em Londrina, o Folks Pub conta hoje com unidades em Londrina, Sorocaba, Campinas e São Paulo. Os fundadores são três jovens empreendedores, que planejavam desenvolver uma experiência única e divertida para os fãs do gênero sertanejo: Gabriel d’Avila, JP Albuquerque e Pedro Elero.

 

A proposta é unir a elegância das public houses britânicas com a energia das baladas brasileiras. O modelo baseia-se em casas pequenas e intimistas, que recebem como atrações cantores promissores. Em um ambiente rústico, com uma atmosfera animada, oferece um cardápio de cervejas, drinques personalizados e petiscos. 


Franquia oferece dois modelos de negócios


A expansão por meio do franchising se iniciou cerca de um ano antes da pandemia, mas acabou protelada exatamente em razão da crise sanitária e da necessidade de afastamento social. Mesmo assim, duas franquias foram vendidas no período, mas acabaram não abrindo por conta das restrições sanitárias. Agora, o Folks Pub fará a inauguração dessas duas unidades nos próximos meses, em Foz do Iguaçu (PR) e Goiânia (GO). 

 

O pub na capital goiana, aliás, tem como sócio o próprio cantor Thiago Brava. “Estamos retomando a expansão e muito animados com as perspectivas”, afirma Pedro Elero, sócio e CEO da marca. “Acreditamos que exista uma demanda represada depois do período de isolamento causado pela Covid”, afirma ao Blog.

 

A meta da empresa é abrir mais sete unidades nos próximos 12 meses e, em até 10 anos, alcançar 100 franquias, que vão gerar 13 mil empregos. As principais praças-alvo para a expansão são Santa Catarina (Balneário Camboriú  e Florianópolis), Minas Gerais (Uberaba, Uberlândia e Belo Horizonte), Paraná ( Maringá e Curitiba), São Paulo- interior (Bauru e Piracicaba) e Brasília.

 

Segundo Pedro, o perfil dos franqueados é formado por jovens entre 30 e 40 anos, que de alguma forma atuam ou estão inseridos no mercado de entretenimento – os primeiros franqueados eram frequentadores do pub –, pessoas com perfil comercial, administrativo e operacional.

 

A franquia oferece dois modelos de negócios: o Premium, para cidades acima de 300 mil habitantes, com investimento aproximado de R$1 milhão; e o Container, para cidades com até 300 mil habitantes, com custo aproximado de R$700 mil. No caso deste último, a vantagem é que o franqueado pode mudar de ponto sem perder o investimento na adequação do imóvel.

Continue lendo