Beirada nipônica

Toyota Motors - Arrogância e crise

11 fev 2010 às 05:10
Achei bom tudo isso que está acontecendo com a Toyota Motors. Seus veículos "top" saíram com defeitos e a empresa não passa um dia sequer sem pedir desculpas aos consumidores. A Prius, híbrido mais vendido do planeta está com um defeito nos sistemas dos freios e no luxuoso Lexus o que não funciona direito é o acelerador.
A Toyota precisava de uma sacudida em suas estruturas porque a empresa estava muito arrogante, se sentindo o dono do mundo. Tenho certeza de que não passava pela cabeça de nenhum executivo graúdo da empresa que uma coisa dessa poderia acontecer.
As empresas do grupo (Aisin, Toyota Boshoku, Toyota Shatai e Denso) empregavam muitos brasileiros, mas a fábrica matriz, onde os carros são montados não aceitavam estrangeiros alegando que o controle de qualidade poderia sofrer uma queda.
Do lado político, o presidente anterior, um senhor muito competente e que colocou a Toyota entre as maiores empresas do mundo, foi substituído por um membro direto da família fundadora. O resultado foram quedas de vendas e uma crise sem fim. É o que eu digo sempre: "família, família... competência a parte".

Continue lendo