Pensou em culinária japonesa e todo mundo fala em sushi, sashimi ou oniguiris, que são aqueles bolinhos feitos com arroz e recheio de alguma coisa, enrolado em algas marinhas.
Na verdade esses pratos continuam a representar o país lá fora, mas quem manda mesmo no estômago do japonês são os lámens.
Lámens, para quem não sabe, são aqueles macarrões finos que adicionados água quente e com pouco de tempero já dá para comer. No Brasil é ou era mais conhecido com Miojo Lámen.
Pois bem, esse prato simples é a sensação no Japão há algum tempo. Juro de pés juntos que não existe japonês que nunca comeu um lámen. Sabe por quê? Porque os "lamenyas" estão espalhados por toda a cidade e a variação de sabores e preparos são tão grandes que pode demorar mais um ano para você experimentar todos. Isso sem falar que os supermercados estão infestados desse produto que custam menos de um dólar o pacotinho.
Lógicamente os lámens daqui são mais encorpados, com brotos de bambus e feijão, cebolinha picada, carne de porco e alguns derivados de peixes. Precisa ser servido quente, pelando, senão parece que não tem graça. Para comer, se não fizer aquele tradicional barulho de chupar o macarrão, você pode ser considerado mal educado. E se for comer um desses no almoço, é melhor colocar um guardanapo como babador para não sujar a gravata.
Já se... vou parar por aqui senão vocês vão querer que eu pague um lámen só para experimentar.
A coisa por aqui tá preta!!