Beirada nipônica

Suícidios continuam aumentando

19 mar 2010 às 02:57

Foi noticiado por aqui que o número de suicídas continua aumentando. Já são doze anos concecutivos que esse índice sobe. O governo tem feito campanhas veiculadas na televisão para conter tudo isso. Não está fácil porque o suicídio já está meio que vinculado à cultura do país. São mais de 30 mil mortes anuais e crescimento contínuo. Algumas campanhas beiram ao ridículo para nós brasileiros, pois algumas delas ensinam como abraçar um amigo, sorrir para uma criança. Outra campanha diz para perguntar aos pais se eles têm dormido bem, porque dormir mal continuamente pode ser um dos sinais da depressão. Brincadeira, né?
Enfim, o problema é grave porque muitos jovens entraram na onda e começam a tirar a própria vida. Segundo estatísticas, o ano de 2009 terminou com aumento de 4.5% superior ao ano anterior. Até crianças de 11 anos estão se atirando dos prédios, que é o método preferido entre os adolescentes.
Foram 32.753 pessoas, sendo 23.406 homens.
Toda essa loucura pode ter ligação com o atual estágio da economia mundial que ceifou vários empregos. E vocês sabem, japonês sem cartão de apresentação da empresa onde trabalha, é mal visto pela sociedade. Voltar cedo para casa ou aparecer na janela durante a semana no horário do expediente é considerado vergonhoso. O jeito é se esconder ou não aparecer nunca mais.
Entre as crianças os motivos continuam sendo os maus tratos pelos companheiros de escola e pela falta de carinho e atenção dos pais. Que coisa hein?
Tem até vídeo do Clube dos Suicídas. Quer ver? Então veja.


Continue lendo