Beirada nipônica

Senkaku ou Diaoyu?

29 set 2012 às 08:43

Todo mundo sabe que não gosto e não entendo de política. Mesmo assim vendo tudo o que acontece não conseguir ficar alienado.
Protestos e quebra-quebra na China é uma demonstração de fraqueza. Será que essas ilhas são tão importantes assim?
Atacaram várias empresas japonesas, saquearam supermercados (Ito Yokado e Jusco), paralisaram fábricas (Toyota, Honda, Sony) queimaram carros.
Sabe quem vai pagar a conta no final dos tumultos? Os próprios chineses com os seus impostos e trabalhos. Os que aderiram à greve devem ser demitidos. Os que não foram trabalhar perderam parte do salário. Os que se machucaram no conflito com os policiais pagarão do próprio bolso seus curativos. Bom para quem? Energia de quem foram gastos nessa baderna? Energia chinesa é claro.
Enquanto isso, no Japão não aconteceu nada. Sabe o que é nada? Ninguém mexeu uma palha e nem perdeu tempo com o assunto. O máximo são notícias na TV e alguns debates com políticos, que ninguém assiste.
Tirando os políticos que tem a obrigação de mostrar trabalho numa hora dessas, ninguém mais fez ou falou nada. Parece que os japoneses não estão nem aí, não estão interessados se lá no fundo do mar haverá petróleo ou peixes raros ou se a área territorial do país aumentará com a posse das ilhas Senkaku.
Enquanto isso, os chineses estão gastando uma fortuna patrocinando envios de navios pesqueiros para pressionar e mostrar insatisfação com a compra das ilhas (o dono da ilha era um japonês). Estão pegando esses infelizes pescadores para protestarem e dizerem palavras de repúdio ao governo japonês. Esse contraste nas ações dos dois povos me intriga.
O governo japonês exibiu documentos históricos que comprovam que as ilhas Senkaku são partes do Japão. Os chineses querem as ilhas Diaoyu (são chamados assim na China) de qualquer maneira, mas não possuem documento nenhum. Milhares de manifestantes continuam nas ruas gritando e brigando com a polícia, chinesa, é claro.
Apesar do meu baixo entendimento político sobre essa questão, fico aborrecido em ver o pessoal brigando por nada (pelo menos para mim) e deixando a vida ser levada por idealismos doentios. Em breve, toda essa fúria irá diminuir, os políticos irão "costurar" alguns acordos, o comércio e a relações irão se normalizar e o só nessa hora é que o povo irá acordar e perceber que o mundo gira, o sol aquece e a lua encanta.
Ser humano é um bicho esquisito, não é?

Vista aérea da ilha


Continue lendo