Meu primeiro post de 2012 será sobre futebol. É que tivemos em pleno dia primeiro de janeiro a final entre o FC Tokyo e o Kyoto Sanga. O jogo, como de costume, foi realizado no Estádio Nacional de Tokyo e teve início às 14 horas.
O FC Tokyo venceu fácil e terminou o primeiro tempo com três gols, contra apenas um do Kyoto Sanga. O placar final foi de 4 a 2.
O nome do jogo não foi nenhum japonês. Foi o brasileiro Lucas que esteve até recentemente no Atlético PR, e retornou ao Japão. Antes de assinar com o FC Tokyo, Lucas fez boas temporadas com o Gamba Osaka há alguns anos e saiu de lá como verdadeiro ídolo.
É a primeira vez que dois times da segunda divisão disputam a final da Copa do Imperador, mostrando que não existem muitas diferenças entres as equipes da segundona e da J. One.
O Kyoto Sanga terminou o ano em sétimo lugar, teve um péssimo primeiro turno e só melhorou no final vencendo doze jogos seguidos. Mas não conseguiu nenhum título. Já o FC Tokyo terminou como campeão da segundona e assegurou o acesso, e em 2012 comporá a divisão de elite do futebol japonês, além de ter adquirido o direito de disputar a Liga dos Campeões da Ásia por vencer o jogo do dia primeiro.
É... foi assim que começamos o ano por aqui. Tivemos também um terremoto de escala 4 nas regiões de Kanto e Tohoku, mas não escrevi nada porque isso já está ficando normal demais.
Achei legal também um especial que passou sábado, 31 de dezembro, na TV, sobre as meninas que venceram o Mundial na Alemanha. Reprisaram todos os jogos do Japão, além de entrevistas com as jogadoras. No domingo passaram os melhores momentos das eliminatórias asiáticas para a Copa que será no Brasil. Acho que este ano o futebol vai pegar.
Final da Copa do Imperador