Beirada nipônica

Passeio de quatro horas

18 out 2011 às 20:58

Fazia algum tempo que não saia para lugar nenhum. Trabalho e algumas outras responsabilidades não me permitiam. Já escrevi várias vezes de que a vida aqui no Japão precisa ser regrada e muito bem planejada porque senão você se quebra e depois não consegue recuperar o tempo perdido. Tudo acontece em grande velocidade e ninguém fica parado esperando acontecer. Acho que a vida aí no Brasil é mais tranquila até pela característica do próprio povo.
Então, lá fui para Nagoya que fica na província de Aichi encontrar alguns conhecidos para "trocar figurinhas". Fiquei apenas quatro horas na cidade, tempo suficiente para perceber como tudo mudou. Para quem não sabe, Aichi é a província que reúne a maior quantidade de brasileiros no Japão. Tempos atrás, por lá se aglomeravam cerca de 60 mil conterrâneos espalhados por várias cidades. Em Aichi os salários são mais altos e os empregos mais abundantes. É lá também que fica a cidade de Toyota que abriga a indústria automobilistica do mesmo nome. Juntamente com a montadora estão suas fornecedoras de peças e componentes, e são essas indústrias que contratam os brasileiros dekasseguis em grandes quantidades. Fora a cidade de Toyota, outras concentram grande número de brasileiros. Chiryu, Anjo, Kariya, Okazaki, Toyohashi e Toyokawa fazem parte dessa lista.
Em Nagoya estão os escritórios administrativos por causa do fácil acesso para quem vem de Tóquio ou Osaka de trem bala. Bem no centro está um imenso parque que abriga a torre de TV e ao redor várias lojas de marcas famosas que tanto o japonês apreciam.
Gostaria de dividir com vocês um pouco dessa cidade que tanto aprecio.

Nagoya


Continue lendo