Beirada nipônica

O preocupante dia da maioridade

19 jan 2012 às 23:16

Datas comemorativas são bem parecidas todos os anos. No dia 9 de janeiro, segunda-feira, tivemos mais uma comemoração do Dia Nacional da Maioridade, que por aqui é muito festejado. Nesse dia os jovens que completarão vinte anos em 2012 vestem terno e gravata, as meninas fazem penteados especiais, vestem kimonos ultra coloridos sempre acompanhados de acessórios, maquiagem e unhas pintadas. O sorriso sai fácil e os sonhos são infinitos. A passagem para a maioridade são marcadas com cerimônias, palestras com educadores e conselheiros de importantes corporações. Tudo para deixarem os jovens conscientes da nova fase que está por vir, com mudanças nos direitos e deveres.
Mas o que a maioria desses jovens ainda não perceberam é que o ano de 2012 é o quinto consecutivo com o índice em queda nessa faixa etária. A diminuição dos jovens constrasta com o aumento do número de idosos com mais de 65 anos, que chegou a quase 30 milhões de pessoas, ou pouco mais de 23% da população total do país.
Com os jovens em declínio contínuo, o governo japonês busca soluções para suprir a falta de mão de obra e colocou em prática um plano para atrair "talentos" estrangeiros com especialização em áreas do interesse das indústrias e corporações. Para poderem receber o visto de trabalho, contam pontos a área de formação, a pós graduação, doutorado, mestrado, conhecimento da língua japonesa e inglesa e alguma experiência profissional. Os aprovados podem mudar de mala e cuia e ainda trazerem um acompanhante. Neste momento ninguém sabe ao certo quantas pessoas se candidatarão para as vagas, mas o que corre na boca do povo é que tudo isso não passa de uma grande farsa para fins eleitoreiros, pois o que falta ao Japão são pessoas para fazerem o trabalho braçal nas indústrias e em alguns setores de serviço como "helper", limpeza e cargas. Trabalhos esses que os jovens japoneses não querem executar porque os sonhos continuam infinitos.
Ah... na década de setenta eram quase dois milhões de jovens passando para a maioridade, este ano foram aproximadamente 1 milhão e 200 mil pessoas.

Os kimonos e penteados


Continue lendo