Por estarmos longe da terra natal onde tudo é bem diferente. Por estarmos praticamente acompanhados apenas pela família, e se não tomarmos cuidado, adquirimos o hábito de nos fecharmos um pouco, afinal não temos tanta gente para conversarmos ao nosso redor, e quando temos são assuntos profissionais ou "supérfulos".
Por isso, até involuntáriamente, voltamos nossos olhos e ouvidos para os filhos e passamos a acompanhar mais de perto tudo o que acontece com eles.
Depois de ter assistido ao jogo de vôlei onde meu filho mais velho é titular absoluto fui ver o mais novo brilhar na piscina. Já estive na escola de natação inúmeras vezes para assistir às aulas, mas só percebi como ele se desenvolveu quando o vi nadando "medley".
As coisas foram acontecendo naturalmente e hoje posso dizer que eles são o orgulho do papai. Eu sei que esse assunto pode parecer meio estranho para ser colocado num blog sobre o Japão, mas é somente para mostrar como precisamos encontrar alternativas para continuar enxergando o mundo de maneira bonita mesmo estando no exterior, do outro lado mundo onde quase tudo é estranho e diferente. Acho que esses meninos irão longe.
Adiantando, o vídeo abaixo é só para ilustrar porque, apesar de acompanhar meu meninos de perto, ainda não cheguei ao ponto de filmá-los nas competições. Acho que irei esperar para gravar quando ele estiver bambambam no tênis. Por enquanto prefiro vê-los com meus próprios olhos e guardar as lembranças em meu coração.
Medley