Beirada nipônica

O maior evento esportivo do mundo não é a Copa do Mundo

19 mai 2010 às 01:27

Eu sei que os brasileiros não devem concordar com isso, afinal não é qualquer país que pode se dar ao luxo de deixar Ronaldinho Gaúcho, Adriano e Pato fora da competição.
Eu acompanho a Copa do Mundo de perto de 1970 no México e as Olimpíadas desde 1972 na Alemanha. Lembro com detalhes muitos lances, gols, pódiuns, girtaria e tristeza.
Digo que as Olimpíadas são os maior evento esportivo do mundo porque dela participam jogadores e equipes sem chances reais de vitórias, participam apenas pela beleza do espetáculo, pela filosofia que deveria reger a vida, o seja, dar o melhor de sí em qualquer circunstância.
Atletas correm descalços, com vestimentas inapropriadas, treinos deficientes e ainda sorriem mesmo quando chegam em último. Os "heróis" calçam sapatilhas personalizadas, vestem maiôs impermeáveis, camisas refrescantes, bicicletas de alumínio, kimonos de algodão e quando perdem enchem os olhos de lágrimas. São profissionais do esporte como os jogadores de futebol, mas possuem algo diferente pois não são os milhões de dólares que os fazem rir ou chorar.
Gosto da Copa pois sei que foi o futebol que mostrou o Brasil ao mundo e foi de lá que saiu o Atleta do Século. Como poderia esquecer aquelas jogadas espetaculares produzidos com os pés, fintas inesquecíveis, patadas atômicas, danças comemorativas?
Sei que logo estaremos roendo as unhas e xingando o Dunga, fazendo subir a adrenalina quando a bola passar raspando, falando que "até eu jogo melhor". Mas não consigo tirar da minha cabeça os momentos de emoções das vitórias e não vitórias, porque numa Olimpíada não existem perdedores pois quem lá está sempre ganha alguma coisa.
Abaixo um vídeo para mostrar que estou certo.


Continue lendo