Beirada nipônica

Mudança de rumo - será que vai dar?

16 set 2009 às 11:16

Yukio Hatoyama assumiu como primeiro ministro do Japão. O veterano político de 62 anos terá muitos desafios pela frente.
Como o Japão vive uma crise econômica sem precedentes aliado com o alto índice de desemprego, em torno 5,7% da população economicamente ativa, o parlamentar precisará arregaçar as mangas para reverter a situação.
A população está esperançosa com as promessas de reformas e elas são muitas, como o aumento dos seguro social, modificações nos planos das grandes obras de infraestrutra e ajuda mensal de 270 dólares para cada criança menor de 12 anos, com o intuito de incentivar a natalidade. Ventilou-se também a possibilidade dos pedágios (caríssimos por aqui) ficarem de graça ou diminuirem consideravelmente.
O problema é que os planos são muitos, mas ninguém até agora chegou para dizer de onde sairá todo esse dinheiro para os incentivos.
Ele quer também estreitar as relações comerciais e diplomáticas com os Estados Unidos e fará uma visita para Barack Obana na semana que vem, já como o novo premiê. Esperto ele, não?









Continue lendo