Beirada nipônica

Expo Shanghai 2010 - negócios e plágilo

12 mai 2010 às 01:58

Eu sei que a exposição não é no Japão, mas o burburinho por aqui foi grande. Os chineses que possuem o hábito de copiarem de tudo dessa vez exageraram. A música de abertura do Expo Shanghai 2010 foi um plágio vergonhoso de uma composição japonesa. Os nipônicos não gostaram e a música foi retirada do ar. Quer dizer, um dos maiores eventos do mundo foi inaugurada sem sua música de abertura. Se pelo menos eles dessem alguma modificadinha.
Dizem que os custos para realizar a Expo ultrapassaram os valores de última Olimpíada, mas até nisso não vejo novidade nenhuma. Nas Olimpíadas são quase duzentas equipes mas o tempo de permanência é curto. Numa Expo são vários países em festa por seis meses concentrados em apenas uma cidade, que óbviamente precisará de uma mega infraestrutura. São esperados 65 milhões de visitantes, pouca coisa em se tratando da China, mas uma monstruosidade para os outros países. Seja como for continuo desconfiando de tudo o que é chinês até que os fatos provem o contrário.
Nas Olimpíadas de Pequim utilizaram uma cantora mirim fazendo apenas os gestos com a bôca simulando estar cantando, quando na verdade uma outra com melhor voz e pior aparência é que fazia o trabalho de verdade. Os fogos de artifícios mostrados para o mundo todo pela TV foram cenas gravadas anteriormente. Quem esteve no local ao vivo, não presenciou nada disso.
Apesar de aprovar as novidades e a modernidade, não sou muito fã de malandragens.


O vídeo do plágio musical


As principais estruturas

A estande do Brasil


Continue lendo