Beirada nipônica

Estilo militar para tudo

10 nov 2011 às 02:39

O Japão se envolveu em tudo o que foi guerra por esse mundo. Desde antigamente o pessoal daqui gosta de luta, de buscar o poder. É uma coisa meio que cultural. Invadiram a China, as Coréias e até hoje ainda existem algumas rusgas entre os países. Nada que afete o cotidiano da população, mas dá para notar em algumas manifestações que acontecem de vez em quando.
Essa cultura militar está presente em quase tudo por aqui. Nas empresas a hierarquia é forte. Nas escolas é pior ainda.
Digo até para o meu filho que, as vezes, tenho dó de tudo o que ele é obrigado a passar na escola onde estuda. Nas aulas de educação física é aquela posição de sentido que incomoda. Naquelas solenidades bobas, não pode nem olhar para o lado. O professor quando reúne o grupo, o pessoal fica durinho como guarda de castelo inglês. Não tem folga prá nada!!
Eles treinam a marchar como no exército comunista. O pior é que, as vezes, isso tudo fica bonito como na abertura de uma Olimpíada.
Mesmo assim, eu gostaria que o sistema "amolecece" um pouquinho, dando mais liberdade para os meninos.
Em todas os colégios os alunos só podem comparecer se estiverem uniformizados, mesmo que o evento seja aos domingos ou feriados. Mesmo que seja para um simples treino ou para assistir ao jogo do amigo. Chegou na escola, precisa estar uniformizado. Se não estiver, não entra. Se entrar, é como no exército. Se não acredita, olha o vídeo abaixo.

Apresentação escolar


Continue lendo