Certeza de que o que escreverei abaixo é inimaginável no Brasil nesta época de verão e festas, mas aqui no Japão é a coisa mais natural do mundo.
De sábado, 24/12, até hoje já pude assistir a vários eventos esportivos que irão até os primeiros dias de janeiro.
Vi o Campeonato Nacional de Basquete e Vôlei colegial masculino e feminino, jogos de vôlei dos profissionais masculino e feminino, as finais do Nacional de Badminton, jogos de basquete dos profissionais masculino e feminino, a Copa Kawasaki de Trampolim com a presença de Inglaterra, Rússia, Portugal e até do Brasil, da patinação artística da Nichirei Presents Medalist on Ice 2011, Campeonato Nacional Colegial de "Ekiden", Esqui Nórdico na cidade de Nayoro em Hokkaido e os jogos da Copa do Imperador do Kyoto Sanga e Yokohama Marinos.
Até o último dia do ano ainda tem mais, pois muitos torneios são programados para terminarem nos primeiros dias de 2012.
A passagem do Ano Novo para o japonês é sagrada, com muitas celebrações. Os templos ficam lotados recebendo a população que agradecem e pedem ao mesmo tempo. Muitas rezas, sinos tocando, promessas e sonhos. É o período onde os japoneses mais se dedicam, mais se entregam. Uma beleza de ver.
Copa do Imperador
Masaki Ito no trampolim