Prometi escrever um post sobre o soba, que é um prato típico japonês muito apreciado durante essa época do ano. É um tipo de macarrão de cor cinza que é consumido acompanhado de alguns legumes, verduras, camarão e kamaboko, que são filés de peixes brancos amassados formando uma pasta similar à gelatina.
Dizem que comer soba trás sorte. Como a massa é longa, fina e bem consistente, diz à lenda que a sorte vem nas pequenas coisas porque é fino, tem grande duração porque é longa e não se quebra facilmente porque é consistente. Por isso, o soba é consumido em larga escala por pessoas de todas as idades.
O preparo é muito simples e o prato saudável porque os ingredientes são de baixa caloria, não contém sal ou açúcar e são cozidos na água, que depois recebe algumas iguarias para dar gosto.
No Brasil parece que o soba é servido de outras maneiras e a massa também é diferente. Mas o verdadeiro soba é esse que mostro no vídeo abaixo.
Não sei se essa lenda é verdadeira, mas não passo nenhum final de ano sem comer o soba, da mesma maneira que as mulheres veste uma peça íntima nova e muitos vestem-se de branco pedindo paz. É isso, nenhuma comprovação científica, mas quem se atreve a ir contra a maré?
Passo a passo do soba com tempurá.