Beirada nipônica

Arroz e festa

07 out 2012 às 00:25

A base da alimentação japonesa é arroz. Existiu uma época em que os japoneses comiam apenas arroz e mais nada. Era o único alimento que restou após as guerras. Então surgiram os oniguiris, que são uma espécie de bolinho de arroz em formato triangular e o sushi que é o bolinho com alguma erva para dar sabor e uns pescados crus em cima. Os mais famosos atualmente são os sushi de atum ou salmão.
Aqui no Japão existem outros produtos derivados do arroz como o saquê, doces, pães, mochi, que é um arroz branquinho que cozido fica mole, e depois de ser amassado vira uma pasta que é consumida com açúcar ou shoyu.
Escrevi tudo isso apenas para ilustrar a importância que o arroz representa na vida dos nipônicos.
O mês de outubro é a época da colheita do arroz. Alguns o fazem com maquinas automáticas e outros de maneira artesanal, cortando pequenos feixes e depois tirando os grãos. Um trabalho até meio fora do contesto num país tão tecnológico como o Japão.
O arroz é tão presente no cotidiano daqui que alguns produtores resolveram criar desenhos nas plantações utilizando mudas de cores diferentes. Agora, na época da colheita, olhando de certa altura dá para notar a beleza dessa arte.
Como tudo o que é japonês, os detalhes é que impressionam, e essa brincadeira acabou se transformando num grande evento regado a saquê, sushi, mochi, pães e doces.
Você está convidado.

Arte em campos de arroz


Continue lendo