Okinawa fica no extremo sul do Japão. É muito conhecida por causa de uma enorme base aérea americana que sempre dá muito o que falar. Neste passeio pela ilha poderemos ver várias semelhanças com o Brasil, principalmente nas frutas e nas praias.
Antigamente o povo de Okinawa não era muito bem visto pelo resto do país por causa das influências chinesas e americanas, que estão enraizadas em sua população até hoje. Lá eles são mais brincalhões, apreciam mais a natureza, não estão envolvidos naquela competição maluca por produtividade, nem por status social. A vida segue mais simples, de um jeito meio caipira.
O futebol é grande paixão e a província está investindo pesado para ter uma equipe na primeira divisão. Na época da reportagem havia também outra equipe cheia de brasileiros com sonhos de profissionalização, mas que sucumbiu devido a grave crise econômica que teima em continuar desde 2008.
Mesmo assim, vale conhecer um lugar muito especial, bem diferente de tudo que existe no resto do Japão onde reina a tecnologia, a competição, a disciplina cega e as vezes desnecessária.
Dois vídeos complementares para você entender melhor essa maravilhosa ilha.
As semelhanças como Brasil
A influência da cultura chinesa