Já faz algum tempo escândalos corporativos são notícias por aqui. Grandes empresas como a Toshiba, Toyo Tires, Mitsubishi, Sharp, entre outros, viveram ou vivem o vexame de terem que explicar falsificações contábeis ou alterações de dados importantes daquilo que produzem.
A mais recente foi a Mitsubishi Motors que adulterou dados relativos ao consumo dos seus carros de baixa cilindrada.
Conhecidos como "carros K", os veículos de baixa cilindradas são muitos vendidos por aqui. Os principais atrativos desses carros é a baixa manutenção, impostos baratos e a economia. São ideais para quem não necessita de um carro potente no cotidiano. A média por quilômetro rodado chega a mais ou menos em torno de 24 km/litro. Os carros são espaçosos, confortáveis e bem equipados tecnologicamente.
A Mitsubishi Motors produz o EK Wagon que foi considerado o carro do ano em 2005. O sucesso continua até os dias de hoje, pois foi remodelado ganhando ares "chiques" e com designe moderno. O grande problema é que a concorrência por veículos de baixa cilindrada é acirrada, e é sempre necessário mostrar algum diferencial para atrair clientes.
Daihatsu, Honda, Suzuki e Mazda são outras montadoras que competem com a Mitsubishi, e todas com carros similares na qualidade.
A empresa que tem como símbolo um diamante, alterou os dados para mostrar que o EK-Wagon era o mais econômico entre todos os seus concorrentes. Com um litro de gasolina poderia percorrer quase 30 quilômetros.
Esses dias, o presidente, acompanhado de dois assessores foram à TV pedir desculpas pela adulteração dos dados. Disse ainda que isso vinha acontecendo há vários anos, e que só foi descoberto agora.
Não sei se haverá quedas nas vendas ou arranhão na imagem da empresa. Interessante é que até o ano passado andava num carro da mesma marca e modelo.
Particularmente, não me senti enganado, porque nunca acreditei nos números apresentados, mas saber que o prejuízo poderia ser maior, me incomodou um pouco.
Aos poucos, a casa das grandes corporações vai caindo, vindo à tona noticiais pouco agradáveis ao consumidor. A imagem imaculada de ordem, organização, limpeza, qualidade e seriedade, vai oscilando, mostrando que os homens são iguais em qualquer parte do planeta.
Test drive com o EK Wagon