Balaio de Bichos

Saiba como escovar os dentes do seu pet

19 out 2016 às 21:41

A gente sempre ouve falar da importância de escovar os dentes dos pets. A falta de higienização pode causar mau hálito, doença periodontal e até a perda dos dentes. Além disso, o tártaro, em contato com a gengiva, pode provocar inflamações e sangramentos. As bactérias da boca caem na corrente sanguínea, podendo causar doenças em outros órgãos como rins, coração, fígado e pulmões.

Tudo bem que a missão nem sempre é fácil, por isso a recomendação é de que se comece desde cedo - a partir dos dois meses, para o cachorro ou gato se acostumar com o procedimento. Sim! Gatos também devem ter os dentes escovados. Fabiana Zerbini, médica veterinária e gerente técnica da Virbac, explica que a escova precisa ser bem macia e com a cabeça pequena, já que os felinos possuem a boca e os dentes menores. Há também as "dedeiras", que podem ser usadas também com os cães e são encontradas nos petshops. Na dúvida o veterinário ajudará a escolher o modelo mais adequado.


E não só a escova deve ser especial, a pasta de dentes também! Nada de usar aquela para uso humano. Segundo a veterinária, ela contém muito flúor e sabão, o que pode prejudicar a saúde dos animais. "Procure uma pasta de uso veterinário. Existem também algumas opções com sabor para estimular a escovação", explica. Algumas também possuem enzimas que aumentam as defesas naturais da boca, prevenindo o mau hálito e o tártaro.


Para acostumar o pet, uma dica é começar a usar apenas os dedos. Com um pouco da pasta especial, vá passando o dedo sobre os dentes do animal, para ele se acostumar. Depois pode usar a escova ou dedeira, lembrando sempre de colocar pequena quantidade de pasta de dentes. Não é necessário enxaguar a boca ou dar água para o pet beber depois. Repita o exercício diariamente, sempre com delicadeza e agradando o cão ou gato durante o procedimento. Escovar os dentes precisa ser um momento legal e não de tortura para o pet.


Além da escovação, existem no mercado diversos petiscos como palitinhos, tiras e comprimidos que prometem ajudar na limpeza dos dentes. Para Fabiana, a escovação continua sendo o melhor método de manutenção da saúde oral. "Os outros produtos são auxiliares. Uma associação dos métodos existentes faz com que a boca do pet se mantenha saudável por mais tempo. A consulta de rotina com o médico veterinário é essencial para avaliar cada caso e decidir se é preciso realizar uma limpeza. A intervenção de um profissional muitas vezes se torna necessária, principalmente porque os tutores geralmente apresentam dificuldade em aderir à escovação diária, e em realizá-la de modo correto", avalia.


Para quem adotou um pet já adulto ou só agora se deu conta da importância da higiene bucal do cão ou gato, a veterinária afirma ser possível acostumá-lo a escovar os dentes. O uso de uma pasta de dentes palatável, ou seja, com sabores atrativos para os animais pode ajudar, somada a um pouco de paciência do tutor.

A recomendação é de que os dentes sejam escovados diariamente, ou pelo menos três vezes na semana. Depois da escovação, uma boa recompensa, como um passeio, é uma forma de mostrar ao cão que escovar os dentes pode ser muito legal!


Continue lendo