Balaio de Bichos

Palestra Alexandre Rossi - parte 1 - Ter um pet é tudo de bom

03 dez 2016 às 21:45

Como nem todos puderam estar presentes na palestra que o Alexandre Rossi fez em Londrina na última quarta-feira, selecionei alguns pontos que considerei bastante interessantes. Vou dividir o post em mais de uma parte, porque são várias coisas legais para contar. Ele esteve na cidade a convite da UniFil e do Shopping Catuaí, que desde o dia 30 de novembro passou a aceitar a presença de pets em suas dependências, com exceção da praça de alimentação e das lojas que não tenham o selo "pet friendly".

Em primeiro lugar, preciso dizer que o Alexandre é uma pessoa encantadora. Esta não foi a primeira vez que pude entrevistá-lo e em todas ele sempre foi muito atencioso. A Estopinha então, nem se conta. Realmente é a coisa mais gostosa desse mundo e a qualquer momento parece que vai "falar" com a gente, como faz pelas redes sociais. Em breve vamos publicar uma entrevista inédita com ele na Folha de Londrina! Pode deixar que aviso todo mundo por aqui.


Falando da palestra, ele deu várias dicas legais para melhorar a convivência entre nós e nossos pets e no final tirou dúvidas de alguns participantes.


Uma de suas principais observações foi de que está aumentando no Brasil o número de estabelecimentos que aceitam a presença de cães e gatos. E para que isso aumente cada vez mais, é necessário que cobremos, mas que também nossos animais sejam bem educados.


Para que essa convivência mais íntima não seja um problema, não devemos descuidar da prevenção de parasitas, mantendo em dia o vermífugo e o remédio antipulgas e carrapatos. Alexandre ressaltou que quanto mais próximos de nós, mais passamos a considerar cães e gatos como membros da família. Por serem animais sociais, os cães gostam de pertencer a um grupo, de ficar próximo a nós e são mais felizes por ficar dentro de casa.


Ele contou sobre pesquisas que mostram que a convivência com nossos pets faz com que liberemos hormônios que combatem o estresse e chamou a atenção pelo fato de nós geralmente nos lembrarmos apenas dos prejuízos causados pelos animais, como sapatos e móveis roídos ou arranhados, mas esquecemos que graças a eles somos mais saudáveis e felizes.


De acordo com ele, pessoas que já tiveram um ataque cardíaco e convivem com cães ou gatos têm menos chances de ter outro ataque. Os animais também ajudam a melhorar nosso sistema imunológico. Pessoas que se sentem responsáveis por cães e gatos querem que seus animais sejam felizes e por isso se cuidam melhor também! Acariciar um animal libera dopamina, que diminui nossos batimentos cardíacos e a ansiedade.


Viu só como ter um pet é tudo de bom? No próximo post vou contar algumas curiosidades que o Alexandre compartilhou conosco, como o porquê de os cães gostarem de cavar o sofá!

E neste domingo acontece o "Pet Day", das 13h às 20h no Caruaí Shopping, em parceria com a UniFil. Haverá várias atrações para a turminha de quatro patas, incluindo Pet Fit, Cine Pet, Art na Pata, Mercaodão, Au Au Restaurante, Caolegio, FarmaPet, PetAu, HospitalPet, UnifilPet. O evento terá entrada de R$ 5,00 por animal.


Continue lendo