Com esse calorzão lá fora, o que a gente mais quer é ficar bem fresquinho, de preferência com sobra e água fresca, principalmente se essa água for de uma piscina ou de um banho bem gostoso.
Com os pets não é diferente. Eles sofrem com esse calorão. E como não transpiram como nós, a situação fica bem desagradável para eles. Então, vale refrescar os peludinhos com um banho bem gostoso, mas alguns cuidados são necessários. O animal precisa ser bem seco depois do banho. Se for um cão ou gato (isso mesmo, eles também merecem um banho) de pelagem curta, dê banho nas horas mais quentes do dia e coloque uma toalha no sol, para que eles possam deitar em cima e ficar se secando. Se o animal tiver pelagem comprida, o melhor é um secador depois. Pelo molhado pode significar micose, que machuca o animal e também o seu bolso na hora do tratamento. Então, o melhor é prevenir. Na dúvida, leve o animal a um petshop. A frequencia dos banhos que havia diminuído durante o inverno, agora pode aumentar. Gatos podem tomar banho uma vez ao mês e os cães, toda semana. Na dúvida, consulte o seu veterinário, caso o animal tenha alguma patologia que possa se agravar com o banho. Na hora do banho, não esqueça de tampar os ouvidos do bicho, para evitar infecções. É só usar um algodão para isso. O xampu deve ser específico pra cães ou gatos, cada um com o seu respectivo. Apesar do calor, gatos preferem água morna e de preferência dê banho em algum lugar fechado. Por mais que o gato esteja acostumado com banho, vai querer escapar. Os animais de pelos longos devem ser escovados todos os dias. Evita os nós e também ajuda a remover os pelos mortos. Os de pelo curto podem ter um intervalor maior. Os animais adquirem mais pelos e mais gordura no inverno e agora é a época para se livrar deles, por isso aquela pelagem toda espalhada pela casa. E para finalizar, não tem a ver com banho, mas sim com o calor. Nada de passear com o cão nos horários quentes do dia!!! Faça isso no início da manhã e no fim da tarde. E se o passeio for longo, vale levar uma garrafinha de água pra ir hidratando o peludinho.
Me dá arrepios ver alguém passeando com um cachorro ao meio-dia. O mais "engraçado" é que o dono vai de tênis, short e camiseta ou blusinha e o coitado do bicho, com "casaco de pelos" e com as patinhas no chão escaldante. Quando vejo isso sempre tenho vontade de mandar a pessoa ficar descalça, vestir uma blusa bem grossa de inverno e sair, pra ver se é bom...