Todos os dias vemos diversos anúncios de pessoas que procuram seus pets, assim como também de pessoas que recolheram um animal perdido e estão em busca do tutor para devolvê-lo. Com as redes sociais esse reencontro fica um pouco mais fácil, mas muitos animais ainda perambulam pelas ruas em busca de sua casa.
Muitas vezes, por mais cuidado que a gente tome, sempre tem alguém que esquece o portão aberto, ou o pet aproveita o mínimo descuido para escapulir para a rua. Para tornar essa volta para casa um pouco mais fácil, a melhor coisa é usar uma plaquinha de identificação presa na coleira.
Existem diversos modelos, de diferentes materiais e formatos, com preços para todos os bolsos. É possível até fazer a sua própria plaquinha, usando embalagens plásticas, uma argola de chaveiro e canela permanente, seguindo os tutoriais da internet.
Alguns cães, como o Costelinha, são mestres em arrancar as plaquinhas da coleira. Nesse caso a solução é escrever os dados na própria coleira, com caneta permanente ou ainda encomendar uma coleira personalizada. Há diversos modelos à venda na internet mas em geral elas são indicadas apenas para identificação do pet, não para serem usadas com guia, principalmente no caso dos cães que "puxam".
O importante é manter o número de telefone sempre atualizado, de preferência com o celular de alguém que possa atender sempre.
E se você perder o seu animalzinho, seguem algumas dicas para tentar encontrá-lo mais rápido:
- Procure nas casas da vizinhança, alguém pode tê-lo recolhido.
- Faça cartazes com a foto do pet e cole em comércios e pontos de ônibus.
- Leve os cartazes também nas clínicas veterinárias e petshops.
- Não esqueça das redes sociais. As páginas dos grupos de protetores ajudam a divulgar e repassam de forma mais rápida essas informações.
- Se você costuma passear sempre pelos mesmos locais com seu cão, refaça esse caminho.
- Procure em locais como construções, imóveis abandonados, embaixo de carros. A personalidade do animal conta bastante. Animais mais sociáveis podem seguir pessoas e outros cães. Já os medrosos tendem a se esconder.
- Dependendo do tamanho e da saúde do seu cão ele pode andar até oito quilômetros em um dia, por isso, aumente o seu círculo de busca conforme os dias forem passando.
E falando em animais desaparecidos, alguém viu esse gatinho?