Há alguns dias eu vi algumas pessoas comentando nas redes sociais sobre hamsters que pareciam mortos e que depois de aquecidos, "voltavam a viver". O alerta era de que ninguém enterrasse o bichinho vivo, mas o debate acabou sendo sobre o que causaria aquilo no animal. Seria simplesmente o frio? Era falta de uma alimentação adequada? Hamsters realmente hibernam como os ursos?
Como estava produzindo uma matéria sobre os cuidados com os pets no inverno, procurei pelo médico veterinário Marcos Shiozawa, que é especialista em animais silvestres. De acordo com ele, os hamsters na natureza hibernam sim, mas não é o que acontece com esses que criamos em casa. Eles entram num estado semelhante à hibernação, mas por conta do estresse térmico, ou seja, porque estão passando frio mesmo!
A recomendação do profissional para evitar tal estado é que seja usado um aquecedor no local onde o hamster vive, de forma a manter a temperatura próxima aos 28 graus Celsius. Se o seu hamster entrar nesse estado de "hibernação", o correto é aquecê-lo para que desperte e em seguida procurar o veterinário, que irá examiná-lo para saber se o animalzinho não está doente. De acordo com Shiozawa, a alimentação não causa esse estado e nem irá evitar que ele aconteça, como vi algumas pessoas comentando.
E continuando a conversa sobre o frio e seus efeitos, manter nossos cães e gatos bem protegidos do inverno não é só uma questão de cuidar do conforto deles. Assim como nós, os animais também podem ficar gripados no inverno. Já os pets mais idosinhos podem ter dores por causa do frio e também precisam ficar bem quentinhos.
Leia mais aqui sobre como evitar esses problemas e proteger seu pet do frio!
Veja também dicas sobre a alimentação de cães e gatos no inverno!