Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Gatas castradas e o cio psicológico

31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Eu já tinha ouvido falar em gravidez psicológica em animais, principalmente nas cadelas. Mas cio psicológico foi a primeira.

Uma amiga me contou que a gatinha dela, castrada há aproximadamente um mês, vem dando sinais de estar no cio novamente. Achei curioso pois durante a cirurgia, são retirados os ovários e o útero da gata, portanto, sem produção de hormônios, não há motivo para cio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Consultei duas veterinárias e ambas deram a mesma resposta. Não é que o cio seja psicológico, ele pode realmente acontecer. Os motivos são dois. O primeiro é que os hormônios já produzidos antes da cirurgia ficam em circulação durante um tempo no corpo do animal, o que faz com que a gata entre no cio novamente. Leva aproximadamente 90 dias até que eles cessem.

Leia mais:

Imagem de destaque

Cuidados com o pet no inverno

Imagem de destaque
Balaio de bichos

Nada de chocolate para os pets

Imagem de destaque
Balaio de Bichos

Alimentos proibidos para cães

Imagem de destaque

Feiras de Adoção deste final de semana


A outra hipótese é não ter sido retirado totalmente o ovário durante a cirurgia. A recomendação é que se faça um ultrassom para detectar ou não a presença do ovário. Em caso positivo, nova cirurgia é necessária. Em ambos os casos não há perigo de uma gestação, já que a gata não tem mais útero.

Mande também sua pergunta através dos comentários ou do e-mail [email protected]


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo