O verão chegou. Com ele, as temperaturas altas. Nesse momento é muito importante tomar certos cuidados para que a saúde dos nossos amiguinhos não seja colocada em risco.
Todo pet deve estar sempre muito bem hidratado. É preciso observar se eles estão bebendo bastante água, além de podermos proporcionar a eles algumas formas divertidas de se hidratar.
Cada cão tem sua peculiaridade e gosta mais de algo em especial do que outro. Mas uma forma bem divertida de procurar hidratar seu peludo é fazendo um sorvete de ração ou de frutas. Existem alguns brinquedos próprios para isso ou você também pode usar as formas de gelo.
Outra coisa muito importante é evitar passeios em horários quentes, o ideal é que estes sejam feitos nas primeiras horas do dia ou no finalzinho da tarde para a noite. Alguns amiguinhos que são claros talvez necessitem de protetor solar no focinho ou na orelha. Um veterinário deve ser consultado para indicar o melhor produto.
Nesta época é mais comum a presença de parasitas, então, nada de atrasar o remédio de matar pulgas e carrapatos, além dos vermífugos e vacinação em dia.
Cães com focinho curto podem sofrer muito no verão. Isso porque a troca de ar para regular a temperatura do corpo acaba sendo prejudicada pela sua anatomia, então, para estes cães, os passeios precisam ser em horários onde a temperatura esteja bem mais amena.
Também existem alguns produtos como tapete gelado que aliviam o calor dos pets.
Para aqueles que querem que o cão se refresque na piscina, deve-se ter certeza de que ele consegue sair sozinho. Se preciso, ofereça uma rampa ou escada para que ele aprenda a sair com facilidade. O ideal é sempre supervisionar essa brincadeira.
O verão é uma época muito boa para passeios e brincadeiras no parque, porém requer um pouco mais de atenção para que não prejudique a saúde dos nossos amiguinhos de quatro patas.
Por Paula Miranda, adestradora e franqueada da Cão Cidadão