O inverno está chegando e é necessário que alguns cuidados sejam tomados com nossos queridos companheiros de quatro patas.
Filhotes e idosos devem ter uma atenção maior, porém, não quer dizer que os jovens também não sintam frio. Por isso, agasalhos são muito bem-vindos a todos, visando sempre o bem-estar dos peludos.
Tapetes de borracha e o E.V.A podem ser utilizados como isolante e não permitir que o frio do chão tenha contato com o animal. Use essas superfícies para brincar com eles dentro de casa, evitando sempre o contato com o piso frio.
Para os cães que dormem fora de casa é muito importante evitar que a casinha esteja posicionada em locais com forte corrente de ar, assim, os pets poderão ter uma noite tranquila de sono. Além disso, o uso de cobertores ou borrachas no interior da casinha pode ajudar a manter a temperatura do corpo do cãozinho.
Muitos cães adoram destruir cobertas e tapetes. Nesse caso, melhore o enriquecimento ambiental de seu amiguinho com ossos, brinquedos, caixas de papelão para que eles possam destruir (sempre observe se o cão não ingere o papelão), brincadeiras de buscar bolinhas e com atividades físicas. Tudo isso pode auxiliar a diminuir a vontade de estragar os objetos.
Outro cuidado que deve ser tomado no inverno é em relação à tosa dos pelos. Evite tosá-lo nesta época do ano, pois os pelos ajudam a manter a temperatura corporal dele. Para evitar os nós nos pelos, escove o seu pet todos os dias.
Apesar daquela vontade que temos de ficar todo preguiçoso dentro de casa, é muito importante manter a rotina de passeios dos cães e suas atividades físicas. Para a proteção deles, não esqueça nunca das vacinas, pois, principalmente no inverno, eles podem ficar mais vulneráveis a doenças.
Com todos esses cuidados, você e seu "aumiguinho" poderão ter um inverno agradável e quentinho, com muito amor e carinho.
Por Paula Miranda, adestradora e franqueada da Cão Cidadão.