Balaio de Bichos

Cuidado com o frio

30 mai 2016 às 20:08

O inverno ainda não chegou mas o frio já está dando as caras há vários dias. E mesmo os pets que moram dentro de casa precisam ficar mais protegidos nessa época do ano.

Há vários modelos de roupas, de tecidos diversos, mas são recomendados alguns cuidados para garantir a saúde e bem-estar de cães e gatos. Sim, porque gatos - embora mais raramente - também usam roupas.


Em primeiro lugar é preciso se atentar se o bicho gosta de usar roupas. Alguns se adaptam logo de cara, mas se esse não for o caso, será preciso acostumá-lo aos poucos. Se ele se mostra incomodado, coloque por algum tempo e retire, recompensando o cão com um petisco gostoso. Com o passar dos dias ele vai se acostumar e até curtir a roupinha. Porém, se o animal não aceitar a roupa é preciso verificar alguns detalhes.


Pode ser que a roupa esteja incomodando porque está muito apertada. Roupas com detalhes como botões e aplicações também podem incomodar. Outro motivo pode ser o tecido escolhido. Soft, flanela e veludo são indicadas para os dias mais frios. Já o algodão e a malha ajudam a proteger nos dias frescos. Alguns animais são alérgicos e nesse caso será necessário escolher uma peça de outro tecido para testar. Já outros não gostam nunca de usar qualquer tipo de roupinha. Nesse caso você pode usar mantas e cobertores na casinha dele. Independente do tipo de proteção é importante não se esquecer de lavar periodicamente!


Escovação sempre!


Animais com pelos longos também podem usar roupa, mas para evitar nós a recomendação é tirar a roupa do cão, escová-lo e vesti-lo novamente. Alguns pets também podem se irritar em ficar de roupa o dia todo. Já os cães idosos costumam sentir mais frio por isso mesmo que as temperaturas não estejam tão baixas é bom observar seu melhor amigo. Se ele tremer, ficar pedindo para subir na cama do tutor, não quiser sair da casinha ou caminha para comer ou passear, talvez seja frio. Se mesmo protegido o animal continuar apresentando um comportamento diferente, procure o veterinário.

E se você não pode levar seu pet para provar as roupas ou quer comprar pela internet e está em dúvida quanto ao tamanho, o pessoal da Zen Animal dá algumas dicas. Ao invés de medir apenas o comprimento é preciso também se atentar para o tamanho do tórax e do pesçoco. Veja na imagem abaixo:


Continue lendo