Balaio de Bichos

Como socorrer filhotes órfãos

25 out 2016 às 21:50

Muita gente já se deparou com filhotes órfãos e ficou sem saber como proceder. É importante lembrar, em primeiro lugar, que nunca devemos mexer com a ninhada de animais que não conhecemos. Principalmente as gatas tendem a abandonar os filhotes e ai será preciso muito carinho e paciência para cuidar dos pequenos.

Mas, se a mãe já desapareceu, o que fazer? Em primeiro lugar, levar os filhotes para um lugar seguro. Uma caixinha de papelão serve. Forre com panos macios e se estiver muito frio, um pouco de jornal por baixo dos panos ajudar a manter tudo mais quentinho. Filhotes muito novos não regulam a temperatura, então será preciso mantê-los aquecidos. Uma bolsa térmica com água quente ou até uma garrafa pet serve. Enrole em um pano na bolsa térmica para evitar que os bebês se queimem. A ideia é fornecer calor, como faria a mãe.


Em seguida, será preciso alimentá-los. A melhor alternativa é encontrar uma mãe de leite - uma cadela ou gata que já esteja amamentando. Mas se isso não for possível, ou até encontrar essa mãe, existe nos petshops um leite específico para filhotes. É um pó que deve ser misturado com água e servido em mamadeiras, que se encontra também nos pets. Muitas vezes, porém, socorremos esses bichinhos à noite, quando tudo está fechado. Existem receitas caseiras que podem ser usadas. Não é recomendado dar o leite de vaca puro para os filhotes, porque não é suficiente para alimentá-los e também pode causar diarreia. Lógico que, em caso de emergência é melhor do que nada, mas você pode preparar essa receita:


1 copo (americano) de leite integral
1 copo (americano) de água
1 colher (sopa) de mel de abelha
1 gema bem cozida e bem limpa da clara


Bate tudo no liquidificador e pode guardar até 3 dias na geladeira


É importante aquecer um pouco essa mistura antes de dar para os filhotes. Para saber se não está muito quente, pingue algumas gotas no lado interno do pulso. Não pode sentir muito quente. Se não tiver a mamadeira, pode usar um conta-gotas, mas ela facilita bastante esse trabalho.


Para alimentar os filhotes mantenha-os de barriga para baixo, como eles ficariam para mamar na mãe. Colocar o filhote de barriga para cima pode fazer com que ele engasgue ou aspire o leite. Depois de mamar, é importante estimular o fihote a fazer xixi e cocô. Para isso, passe um algodão embebido em água morna delicadamente sobre os genitais dele.


Bebês necessitam mamar a cada duas ou três horas, então cuidar de filhotes exige bastante paciência. Assim que possível leve-os ao veterinário, para saber se estão bem de saúde e receber orientações de como proceder com vermífugos e vacinas. Outra coisa importante: filhotes são sensíveis, então cuidado ao tentar dar banho, medicá-los ou passar remédios para pulgas. Dependendo do composto, só pode se aplicado em filhotes com mais de dois meses de idade.

A partir de um mês de idade é possível começar a oferecer ração para filhotes úmida. Aos poucos eles vão se acostumando e passam a comer a ração seca.


Continue lendo