Uma das características marcantes nos pets é a sua curiosidade pelo novo. Eles adoram descobertas e é nesse momento que nós, tutores, devemos tomar algumas precauções para que não ocorra acidentes, como intoxicações por medicações, comidas, plantas entre outros.
Para evitar que o pet curioso ingira o que não deve, guarde os remédios em lugares seguros e de preferência trancados. Se colocar em gavetas, certifique-se de que o peludo não consegue abri-las.
É importante ressaltar também que a utilização de remédios em animais deve sempre ter a orientação e a supervisão de um médico veterinário, pois a alta dosagem pode acarretar sérios riscos à saúde de seu amigo. Até mesmo em relação a xampus, sabonetes ou loções, o veterinário deve ser consultado, uma vez que estes produtos podem causar toxidade em alguns animais.
Se o pet tem acesso a todos os lugares da casa, cuide para que o seu jardim, caso tenha, possua plantas que não ofereçam perigo, pois sabe-se que algumas podem ser venenosas.
Nos passeios, fique atento ao gramado, pois nossos amigos amam comer grama e, desta forma, podem ingerir plantas com veneno, como o "mata-mato", muito utilizado para diminuir a quantidade de grama.
Alimentos também merecem uma atenção maior, pois os pets podem ingerir algum que é contraindicado. Por isso, todo o cuidado na hora do passeio é pouco.
A ajuda de um especialista, como o adestrador, pode ser de grande ajuda para disciplinar o pet, assim ele aprenderá comandos para que não pegue nada do chão. Nestes casos, o comando mais utilizado é o NÃO, porém o adestrador poderá dar outras orientações imprescindíveis aos cuidados do peludo.
Normalmente temos o costume de oferecer ao animal o que comemos, seja um pão ou um biscoito, pois sempre ficamos com dó da carinha que eles fazem e não resistimos. Não faça isso! Muitos alimentos humanos são perigosos aos pets, como o chocolate e a uva, que parecem inofensivos, mas podem levar o peludinho à morte.
Produtos de limpeza também são perigosos, principalmente os líquidos, mais fáceis de serem ingeridos. Cuide para que eles estejam bem guardados do amigo.
Caso aconteça algum incidente, não se desespere e procure um veterinário ou hospital imediatamente. Somente com profissionais o quadro de intoxicação ou envenenamento poderá ser revertido. No mais, todo cuidado que você puder oferecer ao amigo é importante para que ele não corra riscos.
Por Paula Miranda, adestradora e franqueada da Cão Cidadão