Seja por problemas congênitos, acidentes ou idade avançada, cães e gatos também podem ter problemas para enxergar.
Quem adota um pet especial ou descobre que seu amigo de quatro patas ficou cego pode ter muitas dúvidas sobre como cuidar dele. Basicamente, a dica mais importante é mantê-lo em segurança. Cães cegos podem continuar indo passear, sempre acompanhado por seu tutor e usando guia e coleira. Já os gatos precisam ter mais do que nunca uma casa segura: telas nas janelas e nada de acesso à rua. Objetos que possam machucá-lo, ter quinas ou pontas, ou ainda quebrar devem ficar longe do alcance do pet.
Potes de comida e água também devem ficar sempre no mesmo local, assim como a caixa de areia para os gatos ou o tapete higiênico para os cães. Isso facilitará o dia a dia pois ele saberá que estarão no lugar de costume. Mudar móveis de lugar deve ser evitado o máximo possível, para que o animal não fique trombando pela casa.
Para os brinquedos, a dica é usar aqueles com barulhos. Existem diversas bolinhas com guizos que farão a alegria do seu pet.
Hoje na internet há algumas ideias de dispositivos que são colocados nos cães para evitar que eles se machuquem batendo em paredes e móveis. Alguns são vendidos prontos e outros são improvisados pelos tutores.
De qualquer forma, acho importante trocar uma ideia com o veterinário e também observar se o animal se sente confortável. Alguns animais "travam" com o simples uso de uma roupinha, então acredito que cada caso deva ser bem analisado.
Quem se interessar em fazer um dispositivo do tipo para seu cão,
tem um site que ensina o passo a passo. Está em inglês, mas as fotos são bem claras.E quem quiser comprar um pronto, existe uma loja americana que vende uns bem diferentes, com asinhas de anjo, borboleta... É a
.