Balaio de Bichos

Castração gratuita em Londrina

08 set 2009 às 23:41

Oi gente, desculpem pela ausência esses dias, mas fiquei quatro dias com uma enxaqueca insuportável, daquelas de querer se enfiar na cama e não sair tão cedo. Com isso, abandonei temporariamente o blog (e outras coisas), mas fiquei pensando em fazer um post sobre a dor, porque afinal, nossos amigos também sofrem com isso.

Mas, ao ler uma notícia no Bonde hoje, resolvi mudar de assunto e tratar de outra coisa, por enquanto. Foi tirado de pauta, por tempo indeterminado, projeto de lei que previa castração gratuita para os animais em Londrina. Como isso geraria muitos custos para o município, precisaria que o prefeito tomasse essa medida. O vereador responsável pelo projeto disse que agora irá tentar adequá-lo ou então sugerir ao prefeito Barbosa Neto que o apresente. Inclusive, o Centro de Zoonoses fez parte das promessas de campanha do então candidato e a castração gratuita é uma das solicitações do SOS Vida Animal, além de poder ajudar na adoção dos animais recolhidos e o não sacrifício de animais saudáveis. A nova proposta do vereador é que as famílias com renda inferior a cinco salários mínimos possam usufruir das castrações gratuitas. Em geral, nas clínicas a cirurgia custa em torno de R$ 130 dependendo do sexo do animal (fêmeas custam mais caro) e peso. Algumas clínicas fazem promoções ou campanhas de castração a preços populares. A UEL também tem projeto em Londrina para atendimento a baixo custo, o problema é que a população de baixa renda em geral tem muitos animais de estimação e qualquer valor a ser pago é caro para eles. De toda maneira, o que o poder público precisa entender é que a superpopulação de animais, além de sobrecarregar o trabalho dos protetores, oferece riscos à saúde pública, já que os animais ficam sujeitos a doenças, muitas delas transmissíveis ao ser humano. Por esse motivo que nós, protetores dos animais, insistimos tanto com a castração, ou no mínimo, que você mantenha seu animal em casa e não permita a procriação. Mesmo que você saiba exatamente quem vai ficar com cada filhote, não pode ser responsável pelo que vão fazer com ele, se vão permitir que ele se reproduza, se não vai ser abandonado mais tarde... Filhotes são lindos, todo mundo acha uma gracinha, mas depois que começam a chorar, a fazer bagunça, a crescer e morder os móveis, muitos mudam de ideia e preferem abrir o portão de casa. Pense nisso!

Bem, pra desanuviar um pouco, vou dar notícias do meu último resgatado. Como eu tinha contado, ele foi adotado por um amigo meu. Agora se chama Ziggy, está se adaptando bem à sua irmãzinha gata e fazendo bastante bagunça, além de ser guloso - como todo filhote, rs.


Continue lendo