Outros dia alguém fez um comentário por aqui perguntando se gatos que vivem sem acesso a rua se divertem. E a resposta é que depende do tutor. Para ser feliz o animal depende não só de ração, água e abrigo, mas também de interação com as pessoas da casa e um ambiente preparado para ele, o chamado enriquecimento ambiental. E não é preciso gastar muito para isso.
Tem vários brinquedos que podem ser feitos em casa, gastando bem pouco ou quase nada!
Vendo tudo de cima - Uma das coisas que os gatos mais gostam é de lugares altos. Por serem predadores mas também presas, gostam de ficar observando tudo o que acontece, em segurança. Vale liberar um espacinho em cima do armário, estante ou escrivaninha. Melhor ainda se conseguir criar um corredor por onde o gato possa andar pelo cômodo, sem descer para o chão. Isso é bem válido principalmente se há cães na casa. Quem quiser investir um pouco pode comprar uma ou várias prateleiras e criar esse espaço no alto. Dá até para preparar um lugar macio perto das janelas, assim eles podem observar o movimento lá fora mas em segurança.
Caça ao petisco - Pegue uma garrafa pet pequena, faça pequenos furos por onde passe a ração ou aqueles petiscos para gatos. Coloque o alimento, feche bem e dê ao bichano. Ele vai ficar rolando a garrafa para conseguir pegar os grãos que caírem. Lembre de descontar essa porção da quantidade de alimento diário do gato, para evitar que ele coma demais.
Caixa de papelão - gatos são loucos por caixas de papelão, não importa o tamanho que elas tenham. Então na próxima vez que for ao supermercado escolha uma caixa grande e de preferência, bem firme. Recorte alguns retângulos grandes o suficiente para que o gato consiga passar. Feche bem a tampa e prenda com fita. Pronto! Seu gato vai se divertir com essa toca particular.
Varinha - pegue algo bem chamativo, pode improvisar com embalagem de salgadinhos bem lavada, por exemplo. Corte em tiras, amarre formando um pompom e prenda com um fio comprido em uma varinha. Agora o seu gato poderá brincar com vocÊ de caçar algo. Só se lembre de dar a ele um petisco toda vez que conseguir pegar a "presa". E nunca deixe o gato brincar sozinho com esse fio, para evitar acidentes!!
Bolinha de papel - Esse não tem segredo e é super simples de fazer. Pegue uma folha de papel, o saco de pão ou um guardanapo, amasse bem e pronto! Se tiver catnip em casa pode colocar um pouco dentro, antes de amassar.
E ai, tem mais algum brinquedo que seu gatinho ama e é fácil de fazer? Conta pra gente!