Quem tem gato sabe que é preciso providenciar uma caixa de areia para ele fazer as necessidades. Tem gente que chama também de liteira.
Para os novatos no ramo, sempre é uma dificuldade escolher a melhor. Na verdade, mesmo para quem já tem gato há muito tempo a dúvida pode surgir. Então, para quem está pensando em adotar um gatinho, vamos passar umas dicas para ajudar a escolher.
Basicamente, existem dois tipos de areia: uma mais fininha e parecida com areia mesmo e uma mais grossa, parecida com pequenas pedrinhas.
Essa mais fininha forma pequenos torrões quando o gato faz xixi. Depois de um tempo, é só pegar o torrão formado com a pazinha higiênica e está resolvido o problema.
A questão é que o gato sempre tenta esconder que fez sujeira - para não deixar rastros para os predadores - e isso significa em geral, muita areia para fora da caixa. A Nina tampa, tampa, vira do outro lado e tampa mais um pouco e no fim acaba deixando a coisa descoberta, rsrs. E a região em volta da caixa fica cheia de areia.
As areias grossas não formam os torrões. Elas são altamente absorventes e assim o xixi fica impregnado nelas. Depois de um tempo você troca a areia toda de uma vez. As areias finas você pode só ir completando e demora mais para trocá-la toda.
Eu particularmente, por causa desse problema da Nina jogar a areia fora da caixinha, prefiro as grossas, porque acho mais fácil de varrer. Sem contar que não gruda nas patas e ela não carrega areia pela casa. Mas tem muita gente que prefere a fininha, por causa dos torrões.
O melhor é comprar uma e depois a outra para experimentar e ver o que acha melhor. A caixa é vendida em pet shops ou em lojas de 1,99 (onde são mais baratas). Também existem umas caixas mais chiques, fechadas, e ai não tem o problema da areia para fora.
Esses dias fui comprar a areia para a Nina e não tinha da marca que costumo comprar. Ai, pela diferença dos preços, resolvi experimentar a areia de sílica. Ela é grossa também, branquinha - praticamente transparente.
No início a Nina não achou a menor graça - gatos odeiam mudança de rotina - e não queria entrar na caixa de jeito nenhum. Tive que misturar o resto da antiga com essa. Agora já coloquei só a de sílica e ela acostumou.
A vantagem da sílica é que não deixa cheiro nenhum, pode ser trocada em um intervalo maior. O problema é o preço, bem mais caro do que as tradicionais. Tem gente que fala que o gato tentou comer as pedrinhas ao invés de fazer xixi nelas.... Eu estou fazendo o "test drive" para ver o custo / benefício.
Ah, e quanto a ser tóxica, a veterinária da Nina disse não ter problema pois como vem em pedrinhas e não em pó, não há perigo de inalação - pó de sílica causa silicose, um problema gravíssimo de pulmão.
Para quem não conhece, essa é a areia de sílica. Esses grãos azuis indicam quando deve ser feita a troca.