Balaio de Bichos

A acne em gatos

10 ago 2016 às 17:40

Assim como nós, os gatos também podem ter acne. Eu descobri isso na prática, com o Indiana Jones. Ele tem o queixo bem branquinho e um dia nós percebemos pontos pretos, como se fosse uma sujeirinha.

Eu até tentei limpar, mas percebi que não saia direito. No veterinário descobrimos que era acne e que se não cuidarmos direito, esses pontos pretos inflamam e viram umas feridas muito feias.


Com a vida corrida nem todos os dias temos tempo para "checar" como estão todos os gatos, então às vezes o Indy dá uns sustos na gente. Quando vemos, do nada, o queixo dele fica já com umas pintas pretas.


Segunda a veterinária, não há uma explicação exata do que porque a acne surge. Uma delas é que o animal não consegue limpar o queixo corretamente, então as bactérias se acumulam e causam a acne. O fator hormonal também seria um causador, mas não está comprovado. Outra possibilidade é a produção excessiva de sebo, que se acumula e obstrui os poros.


Uma das recomendações para quem tem gatos com problema de acne é trocar os potinhos de plástico - que acumulam bactérias com mais facilidade -, pelos de inox, cerâmica ou vidro, que devem ser lavados com frequência. Aqui em casa, com quatro gatos, optamos pelo inox por serem inquebráveis. Tanto os potes de comida quanto os de água devem ser trocados.


A acne não tem cura, ela aparece e desaparece, então é bom sempre estar atento. Cada caso é um caso e só o veterinário poderá prescrever o melhor tratamento. No caso do Indy, temos um líquido para limpar o queixo quando surgem os pontos pretos e uma pomada com antibiótico específico para ser usada nas ocorrências mais graves. Em geral, apenas usando a solução de limpeza o quadro já fica controlado.


Ah, é importante lembrar que a acne não é contagiosa entre os gatos e também não é uma zoonose, ou seja, nós não teremos problemas por causa do nosso gatinho ter a doença.

Abaixo, uma foto de quando o quadro ficou um pouco mais grave:


Continue lendo