A chegada do novo coronavírus que pegou o mundo de surpresa gerou diversas mudanças no cotidiano dos brasileiros. Porém, no último mês, o governo começou a afrouxar a quarentena em alguns locais e muitas pessoas tiveram que voltar a trabalhar, mesmo que de forma reduzida e seguindo medidas de segurança.
Thiago de Oliveira Sheralli, CEO da Sheralli Estética e Serviços Automotivos, explica que "manter o interior do veículo limpo e organizado, além de ser extremamente importante em tempos de pandemia, traz benefícios estéticos, a aparência de novo ajuda a elevar autoestima e também contribui para manter o carro valorizado no momento de compra/venda”.
Abaixo, ele lista cinco dicas para manter a higiene do carro na pandemia. Confira:
Leia mais:
Vai viajar no fim do ano? Veja itens obrigatórios e essenciais para uma viagem tranquila
Motocicletas se multiplicam sob o olhar mais atento da política
Acidentes com motos sobrecarregam o SUS e levam a perda de mobilidade, amputação e dor crônica
Saiba como funcionam os pedágios free flow no Brasil após regulamentação
1 - Invista em uma higienização com Raio UV-C
A radiação UV-C elimina todo e qualquer vírus, ácaros, fungos e bactérias - inclusive aqueles que causam o mau cheiro. "Onde a luz toca, o local fica livre, pois o processo de desinfecção não depende da ação humana. As próprias ondas eletromagnéticas fazem o trabalho de destruir o DNA e RNA dos microrganismos. Para esses momentos, é uma ótima opção”, salienta.
"Em carros de passeio, esse processo leva em torno de cinco minutos. A desinfecção é nas superfícies do veículo onde os usuários têm contato, como bancos, vidros, maçanetas, cinto de segurança, volante, câmbio, ou seja, pontos onde há risco direto de contaminação. O foco deste trabalho é combater a proliferação do coronavírus”, complementa.
2 - Utilize produtos específicos de descontaminação
Esses produtos podem ser encontrados facilmente no mercado como: germicidas, desinfetantes, álcool volume 70º, por exemplo. "Eles agem em pequenas manchas e no combate de vírus e bactérias”, diz Thiago.
3 - Fique atento aos erros
Antes de decidir qual será a higienização do seu carro, o proprietário precisa também definir qual benefício está buscando. "Apenas estético para remover manchas e manter a aparência de novo no interior do veículo e/ou no combate à proliferação de vírus e bactérias. Processos bem definidos aliados aos produtos de qualidade elevam o resultado de todo e qualquer serviço diminuindo assim as chances de frustração”, explica.
4 - Busque produtos de fácil acesso
Procure por lenços umedecidos com álcool 70º, álcool 70º aerosol, álcool gel, borrifador com lysoform para aplicar nos pés e tapetes ao entrar no carro. "Sempre que entrar no carro aplicar produtos nas áreas de maior contato”, esclarece.
5 - Higienize com uma certa frequência
Esse processo depende muito de pessoa para pessoa. Em casos de motoristas de aplicativos, é recomendado ao menos um vez por semana com manutenção diária, por conta do fluxo de pessoas que entram e saem dos veículos. "Para pessoas que normalmente andam sozinhas no carro, recomendamos a desinfecção ao menos uma vez ao mês seguida de manutenção periódica. O importante é escolher a melhor forma de higienizar o seu carro para ajudar no combate ao vírus”, finaliza.