O sistema de direção, responsável pelo movimento angular das rodas, é fundamental para garantir a dirigibilidade e segurança do veículo no trânsito. Ele é formado por volante, coluna, caixa, barra de direção e terminal axial.
"Todos componentes do sistema de direção precisam ser inspecionados no momento da manutenção, já que cada um deles pode interferir diretamente na dirigibilidade e segurança do automóvel”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
Protagonista do sistema, a caixa de direção conta com duas tecnologias: hidráulica e mecânica. Segundo o gerente, a tarefa de avaliar uma caixa de direção hidráulica é difícil e precisa ser feita por um profissional habilitado.
Leia mais:
Motocicletas se multiplicam sob o olhar mais atento da política
Acidentes com motos sobrecarregam o SUS e levam a perda de mobilidade, amputação e dor crônica
Saiba como funcionam os pedágios free flow no Brasil após regulamentação
Waze passa a receber alertas por voz via IA do Google
Deve-se observar o seu estado, nível de fluido, se existem vazamentos e folgas, e o estado das coifas. Ao identificar algum defeito, será preciso encontrar a fonte do problema, reparar ou efetuar a substituição da caixa. No caso da caixa mecânica, os cuidados são semelhantes, excluindo o cuidado relacionado ao fluido.
Com relação à barra e ao terminal da direção, Silva ressalta que é importante examinar como estão as coifas protetoras para observar se há rasgos ou folgas.
O terminal axial, também conhecido como braço de direção, é a peça que interliga a caixa de direção aos terminais de direção. "Esse é outro item que depende da integridade da coifa, que não pode estar comprometida sob-risco de contaminação da área de trabalho”, alerta o especialista.