Um ranking organizado pelo jornal Folha de S. Paulo em parceria com o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia) avalia o desempenho e consumo dos carros à venda no Brasil. A edição 2020/2021 do ranking exibe os automóveis com melhores resultados no período.
Foram avaliados 82 veículos sob as mesmas condições. A etapa que mede o gasto de combustível na cidade tem 27 km. Para simular um percurso rodoviário com velocidade média de 90 km/h, os engenheiros do IMT dirigem por 31 km. Ambos os trajetos ficam em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, onde está a sede do instituto.
As provas de desempenho são realizadas na pista de testes da ZF do Brasil, em Limeira (interior de São Paulo). Se o carro for flex, são feitas duas medições: uma com gasolina, outra com etanol.
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O Chevrolet Onix se destacou nas medições de consumo rodoviário na categoria Populares. O modelo obteve as melhores médias com gasolina ou etanol na estrada.
A marca apresentou os melhores resultados em consumo rodoviário na categoria Compactos, dividindo as primeiras colocações entre as versões turbinadas do Onix hatch e do Onix Plus (carroceria sedã).
Na categoria Utilitários Esportivos Compactos, o Tracker 1.2 Turbo Flex foi o mais econômico na cidade quando abastecido com gasolina.
O Honda HR-V obteve a melhor marca na prova de aceleração com gasolina na categoria Utilitários Compactos.
A Hyundai se destacou em desempenho entre os carros populares com o Hyundai HB20 1.0. O hatch venceu todas as provas de aceleração e retomada e foi o mais rápido em sua categoria.
Já o Renegade Moab deu à Jeep o título de utilitário a diesel mais econômico do ano. O modelo foi o melhor na cidade e na estrada no quesito consumo.
O Renault Sandero 1.0 foi o carro mais econômico no uso urbano na categoria Populares, seja abastecido com gasolina ou com etanol.
Fora de linha, a versão 1.6 do hatch também levou a melhor nas provas de consumo urbano.
Entre os Utilitários Compactos, o Duster foi o mais econômico na cidade e na estrada quando abastecido com etanol.
O Toyota Corolla obteve a primeira e a segunda colocações em todas as provas de consumo na categoria Médios. As versões 1.8 Flex Hybrid e 2.0 Flex se alternaram no pódio.
A Volkswagen dominou as provas de desempenho em três categorias, e foi a maior vencedora desta edição do Ranking Folha-Mauá.
O Polo GTS 1.4 TSI foi o mais rápido em todas as medições de aceleração e retomada na categoria Compactos, seja abastecido com etanol ou com gasolina.
Entre os Médios, o esportivo Jetta GLI 2.0 TSI é o mais veloz entre os modelos testados.
Na categoria Utilitários a Diesel, a picape Amarok V6 também foi a melhor nas provas de aceleração e de retomada.