Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
VEJA

Pagamento da 4ª parcela do IPVA 2022 começa nesta segunda-feira com as placas de finais 1 e 2

Redação Bonde
18 abr 2022 às 09:41
- José Fernando Ogura/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O pagamento da quarta parcela do Ipva (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) 2022  começa nesta segunda-feira (18). Proprietários de veículos com final de placa 1 e 2 podem emitir as guias pelo portal da Sefa (Secretaria de Estado da Fazenda).   


O débito pode ser quitado via Pix pelos canais eletrônicos de qualquer instituição bancária ou mesmo por meio de aplicativos. A alíquota do tributo é de 3,5% ou 1% do valor do veículo, dependendo do tipo. O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 30 dias, o percentual da multa é fixado em 10% do valor do imposto. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A inadimplência do IPVA também impossibilita obter o licenciamento. Após o vencimento, que é definido pelo Detran/PR, o veículo estará em situação irregular perante a legislação de trânsito e o proprietário poderá sofrer sanções previstas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), inclusive com a apreensão do veículo.

Leia mais:

Imagem de destaque
732 mil beneficiados

Paraná encaminha projeto de lei para isentar de IPVA motos de até 170 cilindradas

Imagem de destaque
Evite 'dor de cabeça'

"Bateram no meu carro, e agora?": especialista dá dicas de como agir em caso de acidentes

Imagem de destaque
Saiba mais

Chevrolet Equinox elétrico chega ao Brasil e busca espaço entre SUVs premium

Imagem de destaque
Em Ciudad del Este

Inovando no segmento, primeiro carro da Xiaomi chega à América Latina


O IPVA é uma das principais fontes de arrecadação tributária do Paraná. Está atrás apenas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e ICMS (Intermunicipal e de Comunicação). Até o dia 13 de abril, a Secretaria da Fazenda e a Receita Estadual haviam registrado o pagamento 2,6 milhões de contribuintes no primeiro trimestre de 2022. Os valores ultrapassam R$ 2,99 bilhões arrecadados ao caixa do Estado.


Em caso de atraso, os contribuintes podem parcelar o imposto atrasado de 2022 em até 12 vezes pelo cartão de crédito - isso em relação à falta completa do pagamento ou de alguma parcela já vencida. Também podem ser pagas parcelas ainda pendentes.


É possível ao contribuinte parcelar todo o valor pendente, se ainda não tiver quitado o boleto cheio. Caso a opção tenha sido o pagamento em cinco vezes, também é possível agrupar uma eventual parcela em atraso com as vindouras para equilibrar a situação financeira.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo