Depois de cinco anos de mercado, o Nissan Kicks ganha sua primeira reestilização. O modelo que foi criado, projetado e desenvolvido no e para o Brasil, se tornou um produto global que faz sucesso em diversos mercados e virou o carro-chefe da Nissan por aqui.
Ainda em 2021, mas já como linha 2022, o SUV compacto tem sua primeira alteração de visual, equipamentos e nomenclaturas.
Do outro lado do "ringue" está o grande sucesso de 2020 da categoria: O VW T-Cross. O SUV compacto da Volkswagen teve um ganho surpreendente de mercado e conseguiu a liderança em 2020, com mais de 60 mil unidades emplacadas. Com uma ampla gama de versões, aqui se apresenta na versão Comfortline, a mais completa com o motor 1.0 turbo.
Leia mais:
Encontro de carros antigos e rebaixados acontece neste domingo em Londrina
Vai viajar no fim do ano? Veja itens obrigatórios e essenciais para uma viagem tranquila
Motocicletas se multiplicam sob o olhar mais atento da política
Acidentes com motos sobrecarregam o SUS e levam a perda de mobilidade, amputação e dor crônica
O Kicks Exclusive + Pack Tech traz ar-condicionado automático e digital, painel com tela de 7" com velocímetro analógico, chave presencial com partida por botão, acabamento de couro sintético nos bancos, faróis e lanternas de LEDs e o sistema de câmera 360º, formado por quatro câmeras, oferecendo uma visão aérea do carro. Também há sensores de estacionamento traseiros.
A central multimídia com tela de 8 polegadas tem integração a Android Auto e Apple CarPlay.
Apesar disso tudo, é nos itens de segurança ativa e passiva que o Kicks se destaca. Ele traz itens que o T-Cross também oferece, como seis airbags, controles de tração e estabilidade, e assistente de partida em rampa. Mas também conta com alertas de ponto cego, de tráfego traseiro cruzado, de saída da faixa de rodagem, farol alto automático e, por fim, o alerta de batida frontal com frenagem autônoma de emergência.
O T-Cross tem apenas câmera de ré, contra as quatro do Kicks, mas por outro lado traz sensor de estacionamento dianteiro e traseiro.
O Kicks Exclusive Pack Tech custa R$ 119.890 e é o mesmo preço que era exigido pela versão de topo pré-reestilização. A Nissan apostou na estratégia ousada de alterar o visual e a lista de equipamentos, mas sem mexer nos preços de todas as versões. No caso do VW T-Cross Comfortline, o preço parte de R$ 125.350 na linha 2021.
O motor do Kicks é o 1.6, quatro cilindros, aspirado, que rende 114 cv com câmbio automático CVT. Já o T-Cross traz o 1.0, três cilindros, turbo, que desenvolve até 128 cv. O câmbio é sempre o automático de seis marchas com opção de trocas pela alavanca e também por aletas atrás do volante.