Mais de 30 mil CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação) estão disponíveis para retirada nas unidades do departamento em todo o estado, de acordo com números divulgados pelo Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) nesta quinta-feira (20).
Só em Londrina, 1.700 carteiras de habilitação ainda aguardam a retirada pelo responsável.
O documento fica disponível nas unidades do Detran quando a entrega domiciliar não é concretizada. A distribuição das carteiras de habilitação é feita pelos correios, que realizam três tentativas de entrega. Depois, a CNH aguarda mais 20 dias nas agências de distribuição. Caso não seja solicitada, a carteira é devolvida ao Detran, onde deve ser retirada pelo proprietário.
Leia mais:
Vai viajar no fim do ano? Veja itens obrigatórios e essenciais para uma viagem tranquila
Motocicletas se multiplicam sob o olhar mais atento da política
Acidentes com motos sobrecarregam o SUS e levam a perda de mobilidade, amputação e dor crônica
Saiba como funcionam os pedágios free flow no Brasil após regulamentação
As tentativas frustradas de entrega acontecem principalmente porque o responsável não está em casa ou porque o endereço está errado no cadastro do Detran.
Por isso, o diretor-geral do órgão, Wagner Mesquita, reforça a importância de manter os dados atualizados. “A população deve ficar atenta sobre manter atualizado o cadastro no Detran, tanto como condutor ou proprietário. A atualização ajuda na hora da emissão e entrega dos documentos, evitando assim o retorno delas ao Detran”.
Atualmente, os motoristas já podem utilizar a CNH Digital, obtida pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou pelo QR Code presente na carteira física.
No entanto, segundo o Detran, ainda existem situações em que o documento digital não substitui totalmente a versão física. Se a carteira de habilitação foi emitida antes de maio de 2017, por exemplo, o porte do documento físico ainda é necessário ao dirigir.
Para fazer a retirada da carteira de habilitação, o responsável deve comparecer à Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) do município em que reside, das 8h às 14h, sem a necessidade de agendamento prévio. É preciso apresentar um documento oficial com foto, que pode ser a CNH antiga.