Carros continuam sendo lançados, apesar do distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Quando o comércio voltar a algo semelhante à normalidade, os consumidores encontrarão recursos tecnológicos inéditos. As novidades estarão presentes em modelos com potencial para alcançar grandes volumes de vendas, algo fundamental para um setor em crise, e terão foco na conectividade.
A primeira a apresentar um avanço foi a Fiat, com a picape Strada 2021. O modelo, que deveria ter chegado às lojas em abril, será o primeiro carro nacional capaz de parear o celular aos sistemas Carplay e Android Auto sem necessitar de um fio. A conexão será via bluetooth.
A tela colorida vai exibir informações e alguns aplicativos disponíveis no smartphone do motorista. Entretanto, será preciso carregar um cabo para recarga do telefone: o utilitário compacto não tem sistema de carregamento por indução incorporado à cabine.
Leia mais:
Motocicletas se multiplicam sob o olhar mais atento da política
Acidentes com motos sobrecarregam o SUS e levam a perda de mobilidade, amputação e dor crônica
Saiba como funcionam os pedágios free flow no Brasil após regulamentação
Waze passa a receber alertas por voz via IA do Google
Fiat Strada 2021.
Na Volkswagen, a central multimídia Volks Play permitirá agendar a revisão diretamente na tela. O sistema estará conectado com a rede concessionária em tempo real. Há também alertas sobre problemas no carro. Quando a informação aparece no monitor, basta o motorista clicar no ícone para receber mais informações.
A montadora tem parcerias com empresas de estacionamento, aplicativos de delivery, livrarias virtuais, sistemas de navegação e apps e música. Os serviços são baixados no equipamento e exibidos na tela sensível ao toque. A conexão com a internet é feita por meio do smartphone do proprietário.
O primeiro carro da marca alemã a receber a nova central multimídia será o Nivus, cujo lançamento está previsto para junho.
Volkswagen Nivus.
A Chevrolet continua a investir no Wi-Fi a bordo. O Chevrolet Tracker, que foi lançado virtualmente em abril, é o primeiro utilitário compacto a trazer esse recurso. A montadora promete um sinal de maior intensidade para quem estiver com seus aparelhos ligados ao carro via bluetooth. Até sete aparelhos podem ser conectados dos ao mesmo tempo.
O chip da operadora de telefonia já vem no carro, mas é preciso contratar um plano de internet para acessar as funções.
Chevrolet Tracker.
Na Peugeot, a novidade estará diante dos olhos do motorista. A segunda geração do hatch 208, que deve chegar ao mercado nacional no início do segundo semestre, trará um painel digital com efeito 3D. Vídeos da marca francesa na Europa mostram imagens divididas em primeiro e segundo planos, com destaque para o velocímetro quando o carro está em movimento.
Peugeot 208.