Após intensas comercializações de lojas móveis no Brasil, especialmente no segmento de food trucks, empreendedores perguntam-se como garantir maior vida útil aos negócios sobre rodas.
Segundo a 4TRUCK Soluções Sobre Rodas, a manutenção periódica dos veículos evita danos e até acidentes graves, como incêndio. "As revisões devem ser feitas de acordo com o segmento de atuação da unidade móvel. Além disso, é preciso levar em consideração como o responsável pela operação cuida dos itens diariamente. Mesmo diante disso tudo, recomendamos manutenções preventivas e/ou corretivas a cada seis meses”, orienta Osmar Oliveira, CEO da empresa.
Dentre os reparos indicados, estão reaperto/fixação de algum equipamento, revisão de portas e gavetas do mobiliário em marcenaria, eliminação de pontos de contaminação (ferrugem) e a revisão hidráulica. Os itens elétricos, como quadros de distribuição e a bitola dos cabos de circuito, precisam atender às recomendações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Leia mais:
Vai viajar no fim do ano? Veja itens obrigatórios e essenciais para uma viagem tranquila
Motocicletas se multiplicam sob o olhar mais atento da política
Acidentes com motos sobrecarregam o SUS e levam a perda de mobilidade, amputação e dor crônica
Saiba como funcionam os pedágios free flow no Brasil após regulamentação
Mercado
As unidades móveis compactas, que vinham registrando um constante crescimento em vendas, foram bastante comercializadas em 2020. A alta nas vendas foi motivada pela pandemia, já que os custos automotivos são inferiores às despesas de uma loja imóvel. Os ramos das empresas envolvem serviços de saúde, capacitação, divulgação, degustação e demonstração de produtos.