Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cuide do componente

Conheça alguns indícios de comprometimento do sistema de freio

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
30 jun 2021 às 10:56
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Composto por diversos componentes, o sistema de freio é um dos mais fundamentais para a segurança dos motoristas. Daí a importância de sua manutenção.


"Quando o pedal de freio fica duro e pesado, pode indicar comprometimento do sistema de freios. É sinal que o multiplicador de força, o servo freio, está com algum defeito, podendo ser problema de estanqueidade da mangueira que liga o servo freio até o motor, câmaras sem vedação”, explica Eduardo Guimarães, técnico da Nakata.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já quando o pedal de freio está baixo ao pisar, chegando, às vezes, a tocar o assoalho, o problema pode estar relacionado ao cilindro mestre indicando gaxetas com avarias, o que promove perda de estanqueidade interna e, consequentemente, perda de pressão. "Vazamentos por tubulações rígidas ou flexíveis também pode provocar pedal mais baixo”, acrescenta.

Leia mais:

Imagem de destaque
732 mil beneficiados

Paraná encaminha projeto de lei para isentar de IPVA motos de até 170 cilindradas

Imagem de destaque
Evite 'dor de cabeça'

"Bateram no meu carro, e agora?": especialista dá dicas de como agir em caso de acidentes

Imagem de destaque
Saiba mais

Chevrolet Equinox elétrico chega ao Brasil e busca espaço entre SUVs premium

Imagem de destaque
Em Ciudad del Este

Inovando no segmento, primeiro carro da Xiaomi chega à América Latina


Vazamentos ocasionados na região da pinça de freio ou no cilindro de roda no caso de tambor de freio traseiro, tubulações partidas ou baixo nível de fluido de freio no reservatório também são fatores que podem acarretar pedal mais baixo.

Publicidade


A vibração no volante ao pisar no freio pode ser consequência de discos de freio ou cubos de roda empenados. No freio traseiro, também é possível observar este tipo de vibração caso tenha ovalização no tambor. "Mas, não confunda com veículos que têm freio ABS, que numa frenagem de emergência pode haver vibração no pedal de freio”, adverte.


O freio esponjoso ou fofo é sintoma de presença de ar no sistema de freio e deve ser feito sangria. "Envelhecimento do fluido de freio também pode ocasionar este tipo de problema. Basta trocar o fluido e fazer a sangria”, alerta.

Com relação ao desvio de trajetória ao pisar no componente, Guimarães finaliza: "Será preciso verificar as condições das pinças de freio e se há engripamento do êmbolo por oxidação”.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo