Como qualquer outra parte do carro, a bateria necessita de uma grande atenção. Não apenas por cuidar da partida e todas as partes elétricas do veículo, mas por evitar gastos trocando o equipamento várias vezes em um curto período de tempo. Então, é necessário ter alguns cuidados para aproveitar ao máximo a vida útil do componente.
Confira três dicas para aumentar a durabilidade:
#1 Utilize a bateria adequada
Leia mais:
Motocicletas se multiplicam sob o olhar mais atento da política
Acidentes com motos sobrecarregam o SUS e levam a perda de mobilidade, amputação e dor crônica
Saiba como funcionam os pedágios free flow no Brasil após regulamentação
Waze passa a receber alertas por voz via IA do Google
É necessário saber qual é a bateria correta para o carro. Instalar um equipamento inadequado, com maior ou menor capacidade elétrica no intuito de ter mais potência elétrica ou a economia em relação ao preço, além de não ser recomendado, pode diminuir a vida útil.
#2 Atenção no momento da partida
Ao dar ignição no carro, há uma grande exigência do suprimento de energia elétrica, que possibilita que o automóvel seja ligado. O indicado é acionar os aparelhos eletrônicos, como rádio ou DVD, após dar a partida.
#3 Manter as revisões em dia
É imprescindível que o carro esteja com as vistorias técnicas em dia. Quando há problema elétrico, em muitos casos, há o descarregamento ou não carregamento adequado da bateria e, consequentemente, a diminuição de sua vida útil. Com cuidado, é possível manter estender a duração e aproveitá-la ao máximo. Lembrando que a vida útil máxima de uma bateria é de três anos.
(*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg)