Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dica de manutenção

Como identificar desgastes no sistema de suspensão do carro

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
14 set 2020 às 11:26

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Parte do sistema de suspensão, alguns componentes, como a barra estabilizadora, bieleta e buchas, requerem alguns cuidados na hora de fazer o diagnóstico durante a manutenção. "A barra estabilizadora tem como função de reduzir a inclinação da carroceria em curvas, portanto fundamental para a estabilidade do veículo”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, ressaltando a importância da peça.


Já a bieleta é uma haste que interliga a barra estabilizadora até a suspensão, ficando encarregada da transferência da força dinâmica nas curvas, enquanto as buchas absorvem as vibrações das peças, diminuindo a emissão dos ruídos na suspensão. "São peças importantes no sistema de suspensão, que devem ter especial atenção por parte do mecânico”, comenta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O profissional da reparação deve fazer uma análise detalhada ao efetuar a manutenção. "É preciso ser cuidadoso ao avaliar a barra estabilizadora, que deve ser movimentada para identificar folgas nas buchas, que também precisam ser checadas com relação ao desgaste”, explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Perto da barragem

Encontro de carros antigos e rebaixados acontece neste domingo em Londrina

Imagem de destaque
Evite dor de cabeça

Vai viajar no fim do ano? Veja itens obrigatórios e essenciais para uma viagem tranquila

Imagem de destaque
Análise

Motocicletas se multiplicam sob o olhar mais atento da política

Imagem de destaque
Análise

Acidentes com motos sobrecarregam o SUS e levam a perda de mobilidade, amputação e dor crônica


Os pinos da bieleta não devem conter folgas. "Quando em boas condições, a bieleta está bem ajustada e exige força para a sua movimentação”, alerta.

Para não comprometer o diagnóstico, Silva lembra que a avaliação deve ser realizada com as rodas no chão, como num fosso, pois suspender o carro pelo chassi pode tirar o peso e mascarar defeitos no sistema de suspensão.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo