Os poluentes emitidos por automóveis contribuem para o aquecimento global em grande escala, principalmente pela utilização desenfreada de combustível e pela liberação de CO2, Monóxido de Carbono e Hidrocarboneto, que causam diversos efeitos negativos para a atmosfera e para meio ambiente como um todo.
É possível minimizar alguns desses malefícios ao meio ambiente e continuar dirigindo como um motorista amigo do planeta. Veja algumas orientações para você que quer adotar hábitos mais ecológicos ao volante.
A primeira dica vem de Antônio Campos, CEO da empresa CarroAluguel.com "Muitos motoristas estão abrindo mão de adquirir um automóvel próprio, preferindo alugar quando surge a necessidade. Desse modo é possível economizar, pois não há custos com documentação, manutenção e impostos." A locação de veículos cresce cada vez mais no Brasil, só no ano de 2017 apresentou um crescimento de 12,3%, segundo a Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis.
Leia mais:
Vai viajar no fim do ano? Veja itens obrigatórios e essenciais para uma viagem tranquila
Motocicletas se multiplicam sob o olhar mais atento da política
Acidentes com motos sobrecarregam o SUS e levam a perda de mobilidade, amputação e dor crônica
Saiba como funcionam os pedágios free flow no Brasil após regulamentação
Acompanhe abaixo outras cinco maneiras de preservar o meio ambiente e economizar dirigindo, a chamada direção sustentável:
Compartilhe o transporte com amigos, familiares e/ou colegas de trabalho
Assim teremos menos carros na rua, e consequentemente menos poluição. Além disso, as despesas de combustível podem ser divididas entre os passageiros, proporcionando economia para todos.
Analise estrategicamente seus trajetos diários
Adote caminhos mais curtos e rápidos. Se as distâncias percorridas forem curtas prefira ir a pé ou de bicicleta. Esse ato é ecológico e também contribui para sua saúde. Exercícios físicos sempre são uma boa ideia.
Desacelere
Não precisa pisar fundo no acelerador para sair do lugar, sabia? Deixe a lei da inércia trabalhar a seu favor, na maioria das vezes, acelerar aos poucos já traz o efeito desejado. Desse jeito você evita o desgaste das peças e poupa combustível.
Atente-se aos pneus do carro
Quando os pneus estão murchos exigem mais combustível para rodar. Por isso, calibre periodicamente, a cada uma semana ou quinze dias. O planeta e o seu veículo agradecem muito.
Manutenção preventiva
Um carro com problemas mecânicos emite poluentes nocivos ao meio ambiente. Isso faz com que a manutenção preventiva seja um fator importante. Ela assegura que o carro trabalhe no melhor alinhamento possível. Não deixe para depois, leve seu automóvel para o mecânico hoje mesmo.