O sistema de arrefecimento é responsável por controlar e manter a temperatura dos motores de combustão interna em condições ideais de funcionamento. Ele é composto por elementos como o líquido de arrefecimento, a bomba d’água, o radiador, a válvula termostática, os condutores, o reservatório e o sensor de temperatura.
Todos eles merecem atenção na hora da manutenção, pois uma falha do sistema pode até fundir o motor. "Diversos problemas podem acometer o sistema de arrefecimento, por isso é fundamental ficar atento e analisar o estado de diversas peças. Para prolongar a vida útil do sistema e seus componentes, é importante fazer a troca do líquido no período indicado, além de utilizar somente aditivo indicado pela montadora do veículo e água desmineralizada. Água de torneira não é indicada", alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
O sistema de arrefecimento, por ser selado, dispensa a necessidade periódica de reposição do líquido. Quando isso ocorre, é indicativo de que algo está errado e um profissional qualificado deve ser consultado.
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Outro problema que o usuário deve ficar atento é o excesso de temperatura, facilmente notado através do indicador do painel de instrumentos. Se isso ocorrer, o ideal é parar o veículo imediatamente e procurar ajuda de um especialista. O excesso de temperatura pode ocorrer por motivos diversos e, se não observado, pode levar desde a queima da junta do cabeçote até o enripamento generalizado do motor.
A manutenção preventiva é o melhor caminho para evitar danos ao sistema. Substituir o líquido no período recomendado, inspecionar o estado de mangueiras, abraçadeiras, bomba d´água e radiador podem evitar maiores prejuízos e paradas indesejados do veículo.