Quem pretende comemorar as festas de fim de ano em outra cidade, mas ainda não programou a viagem precisa se organizar financeiramente para não estourar o orçamento. A orientação da Serasa é pesquisar com atenção os melhores destinos, preços de hospedagens, passagens e pacotes. "O consumidor pode aproveitar as promoções de última hora realizadas pelas agências de turismo, companhias aéreas e sites de compras coletivas confiáveis. Se ainda assim o valor da despesa não couber no atual orçamento, é melhor que o cidadão planeje a viagem para outro período, como o Carnaval", diz o superintendente do SerasaConsumidor, Júlio Leandro.
Segundo dados da Hitwise, ferramenta de inteligência em marketing digital da Serasa Experian, além de agências de viagens, termos relacionados a parques de diversão e aquáticos estão entre os mais buscados na categoria ‘Viagem – Destinos e Acomodações’, no período de 4 semanas terminado em 06 de dezembro de 2014.
O Beach Park, em Fortaleza, além de estar entre os preferidos, foi o termo de busca relacionado a parque que mais cresceu (0,62%) dentro da categoria, em relação ao mesmo período do ano passado. Além dele, também aparecem como favoritos de 2014: Beto Carreiro (SC), Hopi Hari (SP), Wet’n Wild (SP) e Magic City (SP). A categoria ‘Viagem – Destinos e Acomodações’ engloba os sites de provedores de hospedagem, como hotéis e cadeias hoteleiras, além de sites que facilitam a reserva de hospedagem, incluindo sites terceirizados de reservas.
O superintendente também ressalta a importância de o cidadão se proteger de golpes na hora de contratar uma viagem. "Depois de comprar e pagar pelo serviço, o consumidor pode ser surpreendido pelo fechamento da empresa às vésperas da viagem. Esse mal estar pode ser evitado", diz.
Para se proteger e não ter dor de cabeça, o consumidor pode consultar a situação financeira de qualquer empresa do Brasil antes de fechar negócio. Com a pesquisa do CNPJ no VocêConsulta Empresas (www.serasaconsumidor.com.br), é possível saber sobre a existência legal da companhia e se ela não está à beira da falência. Também é possível visualizar o endereço, telefone, ações judiciais, ocorrências de protestos e cheques sem fundos.
Para ajudar o consumidor a planejar melhor a viagem e curtir o fim de ano gastando menos, a Serasa preparou dez dicas. Confira a seguir:
Caso o consumidor esteja inadimplente, o primeiro passo é buscar a renegociação das dívidas com os credores antes de entrar em novas dívidas. A renegociação deve ser feita diretamente com a empresa, sem precisar contratar intermediários. A Serasa disponibiliza um serviço pela internet para o consumidor renegociar dívidas atrasadas pela internet. É o Limpa Nome Online. Basta entrar no site www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/, fazer o cadastro e partir para a negociação.