Quem quer viajar de navio na temporada 2010/2011, mas ainda não foi atrás de um pacote, já está atrasado, inclusive para aproveitar as promoções que são realizadas pelo setor.
De acordo com o presidente da Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Ricardo Amaral, o planejamento das empresas começa dois anos antes de os pacotes começarem a ser oferecidos, sendo que o lançamento destes pacotes ocorre com um ano de antecedência. Isso quer dizer que, se você está a bordo de um navio, já consegue adquirir a viagem do próximo ano.
"De um ano para o outro, a viagem já está à venda. Junto com ela, chegam as promoções, o que é uma grande sacada do setor. O valor da viagem pode mais que dobrar até a saída do cruzeiro", disse Amaral, a respeito do movimento dos preços durante uma temporada.
Leia mais:
Arquiteto prepara guia para pergolados e gazebos dos sonhos
Sete aplicativos gratuitos que todo viajante precisa ter
Vai viajar? Saiba as regras de cada companhia aérea para as bagagens
Especialista dá dicas para ter uma viagem com muitas recordações e poucas dívidas
Em relação ao prazo das promoções que são realizadas, ele disse que varia de acordo com a demanda. "Se a procura é alta, as empresas tiram as promoções", afirmou. Em relação à oferta, para este ano, ela está 36% maior do que a do ano passado.
Compra com antecedência
A dica geral para quem quer viajar é comprar com antecedência, o que garante a cabine desejada. Mas e se surgir uma promoção no meio do caminho? De acordo com Amaral, o turista pode dizer que comprou antes e acabou sendo penalizado com a promoção e, se não resolver, pode ser possível cancelar a reserva e fazer a compra novamente.
Isso porque, segundo o presidente da Abremar, se a pessoa comprar com antecedência e acontecer algum imprevisto que a impeça de viajar, existe um prazo de cancelamento em que ela pode pedir todo o dinheiro de volta. Fique atento a isso no contrato. "Existe ainda a possibilidade, em algumas empresas, de troca da data", ressaltou.
Para quem não conseguir aproveitar as promoções, ainda é possível ter outros tipos de vantagens. "Tem muita coisa que pode ser feita que impacta no preço da cabine. Não é só no preço que está a vantagem, mas no câmbio e no desconto para um outro hóspede, por exemplo", ponderou Amaral.
Mas, antes de aderir a qualquer tipo de vantagem, confira com cuidado o material promocional e o contrato. Além disso, procure um agente autorizado e que seja especializado em cruzeiros marítimos, o qual ajuda os turistas a fazer a melhor escolha. (As informações são do Infomoney)