Dicas

Vai viajar em julho? Saiba como fica o tempo

01 jul 2009 às 12:37

As férias de julho estão começando e muitos ainda não programaram suas férias. Para ajudar na escolha do destino, os meteorologistas do Tempo Agora falam sobre as condições do tempo nas principais regiões turísticas do Brasil.

Para quem gosta de frio, as regiões serranas do Sul e Sudeste oferecem mais opções. "Como as frentes frias avançarão com frequência pelo Sudeste e especialmente pelo Sul, existe o risco de dias chuvosos, mas também há garantia de ondas de frio, responsáveis por declínio acentuado ou manutenção da temperatura baixa. Além disso, no Sul, o risco de neve ainda ainda será elevado neste mês de julho", conta o meteorologista Celso Oliveira.


No litoral das duas Regiões, além da passagem das frentes frias, a temperatura da água do mar está baixa, já que estamos no inverno. No entanto, segundo os meteorologistas do Tempo Agora, haverá períodos de tempo seco e temperatura (do ar) mais elevada, o que favorece um banho de sol e caminhas pelas praias.


Na Região Central do País, os turistas vão encontrar vários dias ensolarados e com grande amplitude térmica. "É claro que pode acontecer exceções. Em meados de julho, o tempo poderá mudar por conta da passagem de uma frente fria mais intensa pelo Brasil. Mas o tempo feio, com chuvas e frio durará pouco tempo (24 e 48 horas)", afirma Oliveira.


Neste período do ano, que inclui o mês de julho, o litoral nordestino recebe as "Ondas de Leste", uma área de instabilidade que vem da África, atravessa o Atlântico e ganha força à medida que se aproxima da costa do Brasil. "A frenagem do vento converge umidade e, além disso, a água muito quente na costa abastece a área de instabilidade de umidade. O resultado são temporais, com acumulados elevados", explica o meteorologia.

No entanto, essas chuvas não duram o mês todo, elas serão alternadas com períodos de melhoria, assim como acontecem com as frentes frias que passam pelo Sul e Sudeste. As Ondas de Leste chegam a cada 1 semana, mais ou menos, deixando o tempo instável, com chuvas e temperaturas baixas por 2 ou 3 dias. A área preferencial desta área de instabilidade este ano será entre o Estado de Alagoas e Maranhão. Já no interior da Região, o tempo seco irá predominar ao longo do mês de julho.


Continue lendo